João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza seminário para participantes do Salão de Artesanato

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 - 17:37 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Paralelo ao 15º Salão de Artesanato da Paraíba, o Governo do Estado promove seminário destinado aos artistas e expositores que participam do evento. Nesta quarta-feira (11), às 9h, no auditório do Sebrae, em João Pessoa, 150 produtores compartilharão suas experiências e receberão informações sobre projetos e programas federais e estaduais destinados à produção artesanal. Eles também assistirão palestras sobre qualidade no atendimento e designer no artesanato.

O objetivo é que os participantes se tornem multiplicadores em seus grupos e associações. Cerca de 4,5 mil artesãos expõem salão, que está sendo realizado no Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, até o dia 22 deste mês. O 15º Salão reúne artistas de 85 dos 126 municípios assistidos pelo Programa de Artesanato da Paraíba, que é vinculado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e tem coordenação da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

Mais do que comercialização, o Programa de Artesanato da Paraíba abrange todos os elos da cadeia produtiva e revela, em todas as suas ações, a sensibilidade de buscar soluções que expandam a produtividade mantendo a adequação estética. Também, sem descuidar da preservação dos contextos sociais mais tradicionais e do enraizamento da cultura local, da capacitação e disseminação do conhecimento, o Programa mantém como lastro de balizamento principal as condutas cotidianas desses artesãos.

Hereditário – Grande parte dos artesãos possui em comum a característica da arte passada de pai para filho. No caso de Inês Albuquerque de Oliveira, do município de Serra Redonda, a arte da renda lhe foi passada pela irmã mais velha. “Aprendi a fazer renda com 7 anos. Desde então, continuo na atividade. São 31 anos como rendeira de profissão. Foi assim que sustentei meus sete filhos, todos hoje formados”, comenta.

Para se atualizar com as tendências do mercado sem perder a genuinidade, o trabalho artesanal precisa de constante manutenção e informação. O Programa de Artesanato da Paraíba, além de promover as duas versões anuais do Salão de Artesanato (um de inverno, em Campina Grande, e outro de verão, em João Pessoa), promove trabalhos sociais durante todo o ano entre os 5.860 artesãos cadastrados.

“É um aspecto muito importante para o entendimento da dimensão cultural da prática do artesanato, com motivação que vai além dos critérios econômicos. Até porque não é somente por dinheiro que se faz uma panela de barro, uma escultura de madeira, um cesto de palha ou uma boneca de pano. O artesão se reconhece no produto social do seu trabalho, pois, para ele, não existe separação entre saber e fazer, entre concepção e execução. Com sua arte, ele reproduz seu modo de vida, sempre cultuando e preservando as suas necessidades sócio-simbólicas”, ressalta Ladjane Souza, gestora do Programa de Artesanato da Paraíba.

 

Programação do seminário:

 

9h – Apresentação do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) – Palestrantes: Ladjane Souza e Ceres Queiroga (PAP)

9h30 – Apresentação do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) – Palestrantes: Cícera Silva (Assessora do MDIC)

10h – Palestra: Qualidade no Atendimento – Palestrante: Sebrae-PB

11h – Palestra:  Design no Artesanato – Palestrante: Sergio Matos (design paraibano)