João Pessoa
Feed de Notícias

TV Brasil grava programa no Museu Casa do Artista Popular

sábado, 14 de janeiro de 2012 - 20:07 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

artistas_pb (1)O Museu Casa do Artista Popular e o talento dos artesãos paraibanos vão ser mostrados ao país no programa “Paratodos”, da TV Brasil, que ainda não definiu a data de exibição. Na manhã deste sábado (14), uma equipe da TV entrevistou cinco artesãos que expõem suas peças na Casa do Artista Popular e estão vendendo seus produtos no 15º São do Artesanato Paraibano, que está sendo realizado no Jangada Clube, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

Participaram da reportagem os artesãos Eliane Silva, de Pitimbu, que produz artesanato com a fibra da palha do coqueiro; Maria de Lourdes Diniz, de Lagoa Seca (escultura em madeira); Chico Ferreira, de Catolé do Rocha mas que moraem João Pessoa  e trabalha com cerâmica; Maria das Neves Paiva, de Itabaiana, que trabalha com argila e barro fazendo panelas, e Antonio Felismino, de Pombal, mas que atua em Bayeux produzindo brinquedos em madeira.

artistas_pb (2)Mulu Barreto, diretora do Museu Casa do Artista Popular, destacou que o artesanato é um grande patrimônio da humanidade e a qualidade do artesão paraibano terá no programa “Paratodos” mais uma oportunidade de ser mostrado ao país. Ela disse que o governador Ricardo Coutinho e a primeira dama Pâmela Bório têm dedicado atenção especial ao Programa do Artesanato Paraibano.

O Museu Casa do Artista Popular, localizado na Praça da Independência, em João Pessoa, recebe 7 mil turistas por ano. Depois dos paraibanos, quem mais visita a casa são os paulistas, seguidos dos mineiros e pernambucanos. Com relação aos turistas estrangeiros os visitantes mais freqüentes são os norte-americanos, em seguida vêm os italianos e os franceses.

artistas_pb (5)Em todo o mundo o artesanato paraibano pode ser visto pelo site www.casadoartistapopular.pb.gov.br. No museu estão expostos 1.500 trabalhos e no programa do Artesanato Paraibano, mantido pelo Governo do Estado, estão cadastrados 5 mil artesãos ou artistas populares.

Vitrine – A presidente da Associação Balaio Nordeste, Joana Alves, prestigiou a visita da TV Brasil à Casa do Artista popular e afirmou que a reportagem é uma excelente vitrine para mostrar o talento do artesão da Paraíba para o país. Balaio Nordeste é uma ONG que já tem 52 forrozeiros associados e tem a proposta de divulgar o autêntico forró. O forrozeiro Júnior Limeira participou das gravações fazendo a trilha sonora da reportagem.

O curador do Museu Casa do Artista Popular, José Nilton, revela que para este ano de 2012 estão previstos debates com os artesãos. Uma área do museu vai ter uma dinâmica de exposição rotativa para dar oportunidade a todos os artesãos mostrarem seus trabalhos. Para atender aos turistas um grupo de monitores sob a coordenação de Geo Oliveira trabalha artistas_pb (7)na Casa do Artista Popular. A monitora Jéssica Fernanda Braz também é tradutora, e quando necessário fala inglês para facilitar a visita dos estrangeiros. Os períodos de maior fluxo turístico correspondem a dezembro, janeiro e fevereiro, e os meses de junho e julho.

Mostrar a cultura regional – O repórter da TV Brasil e apresentador do ‘Paratodos’, Big Richard, destacou que a proposta do programa é viajar o país e revelar a cultura em cada região, mostrando o passado e o presente. A rede pública de televisão TV Brasil existe há quatro anos e o programa foi criado há três anos.

“Viemos à Paraíba pelo interesse de mostrar a cultura paraibana diversificada, diferente do que se vê nas TVs comerciais. Mostrar a realidade dos artesãos e quem apóia o artesanato, mostrar o forró pé-de-serra, enfim, mostrar a verdadeira cultura paraibana”, disse Richard. Robson Moura Nascimento, cinegrafista, e Jairon Rio Branco, assistente de áudio e cenografia, integram a equipe da TV Brasil, junto com Big Richard na passagem pela Paraíba.

artistas_pb (8)Neste domingo (15), Richard e equipe vão à Serra do Talhado, zona rural de Santa Luzia, no Sertão, e na segunda-feira (16) produzirão outra reportagem na cidade de Areia, no Brejo.

‘Paratodos’ – No primeiro ano do programa, a equipe percorreu mais de 70 mil quilômetros pelo país e foi até a África, na cidade de Bissau, capital da Guiné Bissau, em busca de raízes culturais que ligam o país ao Brasil. Big Richard, rapper e produtor musical, apresenta o ‘Paratodos’ junto com a jornalista Aline Beckstein. Richard já apresentou programas na TV Globo, Bandeirantes, Cultura e Record.