João Pessoa
Feed de Notícias

Solânea e Araruna recebem visita do Cooperar em mais uma audiência pública

quinta-feira, 27 de agosto de 2009 - 09:20 - Fotos: 

Em ambos os municípios, a presença dos produtores rurais e das lideranças políticas, nesta quarta-feira (26), foi maciça. Mais de 400 pessoas se reuniram para conhecer a nova proposta do Governo do Estado no sentido de garantir o desenvolvimento sustentável na zona rural. A proposta dessas reuniões, conforme o gestor Plácido Pires, é aproximar o agricultor do Programa.

“Na realidade nós estamos querendo, com esses encontros, trazer o Cooperar mais para perto do agricultor. Essa idéia que o Projeto fique em João pessoa e que o agricultor tenha que se deslocar até lá ficou no passado, porque a partir de agora nós estamos antecipando todo o processo de estar dando a informação ao produtor rural. A ordem do governador é que a gente dinamize e possa estar mais próximo dessas pessoas”, colocou Plácido Pires.

A prefeita de Araruna, Wilma Maranhão, ressaltou a importância da presença do Cooperar no município gerido por ela. “Essa reunião para nós aqui do Curimataú foi muito importante, porque o Cooperar encontrava-se desativado. Nesses últimos seis anos não conhecemos nenhuma ação do Projeto e hoje ele ressurge para esses municípios e, principalmente, para as associações que são realmente a quem se destinam as atividades do Cooperar. Acredito que os municípios só têm a ganhar quando a administração sai de trás do birô e vem para servir as necessidades”, acrescentou.

Para o prefeito de Solânea, Francisco de Assis Melo (Chiquinho), a presença do Projeto mostra que o município, no governo José Maranhão, está saindo do esquecimento. “Estou muito feliz com a presença do Cooperar aqui, principalmente porque Solânea era uma cidade muito esquecida, mas agora, com o novo governo, está sendo lembrada. Eu tenho certeza que o Cooperar vai oferecer muitas coisas aos nossos agricultores porque eles estão precisando”, afirmou.

Segundo a deputada estadual Olenka Maranhão, essas reuniões promovidas pelo Cooperar refletem o seu verdadeiro sentido, o de ajudar a melhorar a vida do homem do campo. “O Cooperar tem esse sentido de fazer a consulta ao cidadão sobre as prioridades. É isso que o governador Maranhão vem fazendo no sentido de orientar o Cooperar para se deslocar para as pequenas cidades, para consultar a população e eleger as prioridades. Quando se fala em Cooperar, se fala em respeito ao cidadão da zona rural, e que hoje representa a esperança de muitos no sentido de estabelecer qualidade de vida”, falou.

A reunião contou ainda com as presenças do ex-deputado Tião Gomes e do presidente do PMDB de João Pessoa, Benjamim Maranhão, que lembraram a importância da volta do Cooperar aos municípios paraibanos. “Essa forma de trabalhar é o antigo e bom modelo do Cooperar. Essa retomada do governador Maranhão, através do trabalho de Plácido, está fazendo com que o Projeto volte a ser o que era no passado, um programa voltado ao combate da pobreza rural e ao homem do campo”, disse Benjamim Maranhão.

“O projeto que o homem do campo preza e que quer bem, é o Cooperar. Nós sabemos que com essa nova filosofia que o Cooperar tem de projetos produtivos, de geração de emprego e renda vai com certeza mudar mais uma vez a história do homem do campo”, destacou Tião Gomes.

Nice Almeida, da Assessoria de Imprensa do Cooperar