João Pessoa
Feed de Notícias

Sales Gaudêncio promete reforçar divulgação nas escolas e ampliar a participação de alunos

quarta-feira, 26 de agosto de 2009 - 14:48 - Fotos: 
O secretário de Estado da Educação e Cultura, Francisco de Sales Gaudêncio, recebeu, na manhã desta quarta-feira (26) em seu gabinete, a visita do diretor da Seção de Educação Cultura e Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, com sede em Recife, Christofher P. Jester, e o especialista em Diplomacia Pública da Embaixada, Evaldo Amorim.

Os visitantes falaram sobre o Programa Jovens Embaixadores e convidaram os participantes do programa nos últimos sete anos, período em que foi implantado no Estado, a divulgar a ação nas escolas. O secretário se comprometeu a incentivar, para que os alunos da rede pública possam se interessar pelo programa e se inscrever ampliando assim a participação da Paraíba.   

“Isso é um estímulo para que os alunos da rede pública se interessem mais pelas atividades escolares”, ressaltou Sales Gaudêncio. O secretário se comprometeu também em estreitar relações com a Embaixada, e envolver a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por meio de programa de bolsa de estudos pela Fundação Fubrait, para que possa melhorar as relações com a participação efetiva, seja de professores, seja de jovens embaixadores ou qualquer cidadão comum que tenham interesse em conseguir o benefício através daquela instituição internacional.

Estiveram presentes também no encontro os jovens embaixadores Patieene Passoni (versão 2008) e Samuel Oliveira (em 2009); a coordenadora do programa na Paraíba, Sillene Lopes, e mais três candidatos a Jovens Embaixadores 2010. A Paraíba inscreveu este ano 10 candidatos que estão passando pelo processo de seleção.

O que é – O Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e, em 2006, começou a ser reproduzido em alguns países da América Latina. O programa é destinado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas, entre 15 e 18 anos. Os selecionados participam de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. A seleção final dos candidatos ocorrerá no período de 28 de setembro a 9 de outubro deste ano.

O objetivo do programa é transformar jovens da escola pública em embaixadores, fortalecendo os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre Estados Unidos e Brasil, além de estimulá-los a continuar fazendo a diferença em suas comunidades, através de projetos sociais, ampliação dos conhecimentos e a promoção da auto-estima. Mais informações através dos portais www.jovensembaixadores.org e www.embaixada-americana.org.br, ou em uma das 12 Gerências Regionais de Educação e Cultura do Estado.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da Educação, com fotos de Walter Rafael