João Pessoa
Feed de Notícias

Programa quer criar selo de qualidade para a cachaça produzida na Paraíba

quarta-feira, 26 de agosto de 2009 - 18:25 - Fotos: 

O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado, Ademir Alves de Melo, representando o governador José Maranhão, lançou às 9h desta quarta-feira (26) o Programa Cachaça da Paraíba. O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Areia.

“O desenvolvimento da cachaça na Paraíba permitirá a formação de um novo pólo nacional da cachaça, situado no Estado. A qualidade na produção é o objetivo perseguido para que se possa conquistar o selo de qualidade e abrir caminhos para o produto nos mercados nacional e internacional. Do sucesso desse programa muito depende o desenvolvimento regional do Brejo paraibano”, acredita Melo.

Unidade modelo – O programa aborda desde a preparação da muda – com o estudo e aproveitamento do Campo de Fornecimento de Muda de Camaratuba –, a produção de controladores biológicos de pragas, o plantio, a assistência aos pequenos produtores, inclusive com suporte nas feiras nacionais e internacionais para a apresentação da bebida, além da conclusão da unidade modelo (Chão de Jardim, em Areia), com sua modernização de equipamentos.

A idéia é que a unidade modelo Chão de Jardim seja um centro avançado de capacitação e pesquisa no melhoramento dos produtos derivados da cana. A incubadora fará parte do plano piloto para a produção de blend para a cachaça. O programa também pretende produzir fermento orgânico, a partir de levedos regionais, tudo isso intensificando o apoio aos pequenos produtores locais.

Após o lançamento do programa foi feita reunião com o diretor do Campus II, professor Djail Santos, que a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), colocou o CCA à disposição ao programa.

Objetivos – “O programa quer gerar medidas integradas na área de turismo, onde o visitantes poderão degustar a cachaça nos próprios engenhos, além de conhecer atrativos locais históricos e culturais”, explicou o secretário. Para a efetiva implantação do Programa já foi marcada uma nova reunião com toda a equipe.

A reunião foi presidida por Ademir de Melo e teve a participação do secretário da Agricultura, Ronaldo Torres; da secretária de Indústria e Comércio, Jaqueline Abreu, e de representantes das secretarias de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap),  do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Sebrae-PB, Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S/A (Emepa), Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Associação Paraibana dos Engenhos de Cana de Açúcar (Aspeca) e Cooperativa dos Produtores de Derivados da Cana-de-Açúcar do Estado da Paraíba (Coodercana).

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Seplag