João Pessoa
Feed de Notícias

Índice pluviométrico em JP é maior que o dobro do esperado para o mês

terça-feira, 24 de janeiro de 2012 - 15:18 - Fotos: 

Levantamento preliminar da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) indica que João Pessoa registrou o maior índice pluviométrico no Estado neste início de ano. Até a segunda-feira (23), já havia chovido mais da metade do esperado para o mês de janeiro.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, o pluviômetro da Estação Marés, na Capital, registrou 166,8 mm esta semana. “A média nos meses de janeiro é de 76 mm. Então, já temos mais que o dobro, antes mesmo do final do mês, quando estes dados são oficializados”, alertou.

Os índices acima da média estão sendo provocados pela união de dois fenômenos meteorológicos: os vórtices ciclônicos de ar superior e o deslocamento de umidade do Oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste. “A incidência desses fatores contribui para o aumento da nebulosidade na Paraíba, principalmente nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral”, acrescentou.

No Sertão, as precipitações também já estão acima do padrão. Alguns medidores registram 123,5mm contra 72 mm da média histórica. Os números haviam sido previstos pelos técnicos da Aesa durante a 2ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte da Região Nordeste, realizada na cidade de Campina Grande, em dezembro passado.

Naquele momento, o prognóstico climático para o trimestre janeiro/março de 2012 apontava para chuvas variando de normal a acima da média histórica nas regiões do Curimataú, Cariri, Sertão e Alto Sertão do Estado. O relatório completo da previsão climática para o setor Norte da Região Nordeste está disponível no site www.aesa.pb.gov.br. Mais informações sobre tempo e clima da Paraíba podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-6367.