João Pessoa
Feed de Notícias

Teatro, cinema e cultura popular movimentam JP nesta quinta

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 - 15:42 - Fotos:  Divulgação
A saga de Daluz (Divulgação)

Comédia “A Saga de Daluz” (Foto: Divulgação)

Mostra de cinema paraibano, manifestação da cultura popular e espetáculo de comédia. Estas são as atividades que compõem a programação do projeto “Estação Solar”, nesta quinta-feira (26). Distribuídas em três pontos da Capital, todas as atividades oferecem entrada franca ao público. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Na Praça Pedro Américo, às 19h, o Boi de Reis Estrela do Norte mostra danças e cantos típicos da cultura popular paraibana. Apresentado pelo Mestre Pirralhinho, o grupo do Bairro dos Novais presta homenagem a outro brincante de João Pessoa, o Mestre João do Boi, que faleceu no início deste ano, aos 78 anos.

Às 19h30, na Sala Cine Digital, localizada no Espaço Cultural, a programação do projeto “Estação Solar” recebe a Mostra Linduarte Noronha. Nas sessões da quinta (26) e da sexta-feira (27), serão exibidos os oito filmes aprovados no edital do Prêmio Linduarte Noronha de Curtas-Metragens. A capacidade da sala é de 90 pessoas.

Já no Theatro Santa Roza, às 20h, o Grupo de Experimental Cena Aberta apresenta a comédia “A Saga de Daluz”. O espetáculo conta, de forma poética, satírica e carregada pelo humor ardiloso da cultura popular, a história de um casal que, após 20 anos de união se depara com a chegada de uma nova criança. Nascer ou não nascer, essa é a grande confusão. Baseada nas obras “Porque a noiva botou o noivo na justiça”, de Lourdes Ramalho e “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel, a peça conta com a adaptação e direção de Marcos Pinto.

“Estação Solar” – O projeto segue até o dia 29 deste mês, com apresentações artísticas em dez espaços culturais de João Pessoa, contabilizando mais de 70 atrações nas áreas de música, audiovisual, teatro, dança, circo, artes plásticas e cultura popular. A programação completa pode ser vista no site www.paraiba.pb.gov.br/especiais/estacaosolar.