João Pessoa
Feed de Notícias

Servidor da Codata tem sobrecarga de acessos e deixa sites fora do ar

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 - 19:02 - Fotos: 

Na manhã dessa terça-feira (24), a Companhia de Processamento de Dados (Codata) verificou uma sobrecarga de acessos simultâneos ao seu servidor web, no qual estão hospedados os sites da própria empresa de TI e de aproximadamente 30 órgãos da administração indireta do Governo do Estado. Com a sobrecarga do servidor, as respectivas páginas eletrônicas saíram do ar.

A diretora técnica da Codata, Christhiny Masiero, informou que assim que o evento foi constatado, os analistas e técnicos da companhia entraram em ação para verificar o que estaria ocasionando a pane. “Nossa primeira ação, até para facilitar o diagnóstico do que estaria gerando o problema, foi manter o servidor fora do ar, e consequentemente, todos os sites que nele hospedamos. De início, podemos que a pane foi gerada pela quantidade atípica de acessos simultâneos aos sites, muito além da capacidade suportada por nosso servidor”, explicou.

Christhiny declarou ainda que uma leitura superficial do problema não é capaz de determinar precisamente o que o ocasionou. “Nós só poderemos afirmar de forma precisa o que gerou a sobrecarga em nosso servidor depois que um relatório técnico a respeito do problema for concluído. Qualquer declaração, sem o devido embasamento técnico, seria uma irresponsabilidade de nossa parte.”

O presidente da Codata, George Henriques, garantiu que tão logo o relatório for concluído, a companhia emitirá nota oficial sobre o episódio. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para que o problema seja sanado. Nossa prioridade inicial foi garantir e reforçar a segurança de nossos dados, e isso já feito. Agora estamos trabalhando na verificação do que de fato ocasionou o problema para, só então, partir para a normalização dos serviços”, disse.

 

O gestor ainda fez questão de enfatizar que a pane afetou somente ao servidor web da Codata, responsável pela hospedagem de alguns sites da Administração Estadual. “É preciso esclarecer que todas as aplicações e sistemas da companhia estão funcionando normalmente”, lembrou.