João Pessoa
Feed de Notícias

Governo investe em delegacias e equipamentos de Segurança Pública

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 - 20:32 - Fotos: 

A Segurança Pública é uma das prioridades do Governo da Paraíba. Em um ano de gestão, foram realizadas diversas ações para melhorar as condições de trabalho dos policiais civis e militares e reduzir os indicadores de criminalidade em todo o Estado. Em 2011, foram investidos cerca de R$ 8 milhões em obras de construção, reforma e ampliação de delegacias, compra de armas, munição e motocicletas, entre outras aquisições.

Foram inauguradas as obras de construção da Central de Polícia de Campina Grande, da Delegacia da Mulher, em Sousa, e entregues as reformas das delegacias de Araçagi, Araruna, Catolé do Rocha, Vista Serrana, além da 4ª Delegacia Distrital, em João Pessoa. O Instituto de Medicina Legal (IML) de Patos também foi reativado, para atender mais 90 cidades. 

O Governo nomeou 145 policiais civis, aprovados no concurso público de 2008, e também investiu na capacitação dos profissionais de segurança pública. No ano passado, 1.719 policiais civis, militares e bombeiros militares participaram de cursos de capacitação oferecidos pela Academia de Ensino de Polícia. A Instituição também criou o primeiro curso de Pós-Graduação para policiais civis.  Ainda dentro da política de valorização dos recursos humanos, o Governo criou a Política Habitacional para Policiais Civis, Militares, e Bombeiros Militares e implantou o auxílio alimentação.               

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Seds) investiu na aquisição de equipamentos de segurança, como armas, coletes balísticos para as polícias Civil e Militar, munição e 190 tasers (armamento não-letal), além investir em viaturas. Está em fase de conclusão o processo de informatização do Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa, objetivando torná-lo o melhor do Nordeste.

Compromisso – No primeiro ano de governo, também foi concedido o reajuste aos policiais Civis e Militares. O adicional de representação dos servidores do Grupo Ocupacional Polícia Civil sofreu reajuste de acordo com a classe e a função, somando um percentual nos vencimentos que varia de 3% a 16%. Na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a variação é de 13,11% a 18,5%. O impacto do aumento anual para os cofres do Estado, segundo o governador, será de R$ 305,5 milhões. O Governador instituiu, ainda, uma data-base para o funcionalismo público, iniciativa considerada pela Seds como um marco na administração pública da Paraíba.

Na última terça-feira (25), o governador Ricardo Coutinho se reuniu com os secretários de Estado e reafirmou o compromisso com a Segurança Pública. De acordo com ele, 2012 será um ano de execução e novos investimentos.