João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Clementino Fraga lança projeto de prevenção às DST/Aids durante o Carnaval

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 - 16:29 - Fotos: 

O Hospital Clementino Fraga, em parceria com a Gerência Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará atuando nas prévias carnavalescas da cidade de João Pessoa. Para isso, a unidade de saúde lançará o projeto “Clementino no Folia de Rua”, que visa trabalhar a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a Aids. A equipe atuará durante todo o Folia de Rua, do dia 10 ao dia 18 de fevereiro, de forma itinerante, nos blocos dos diversos bairros da Capital.

O projeto é uma iniciativa da própria unidade de saúde, e tem como principal objetivo levar conhecimento à população durante os festejos pré-carnavalescos, disseminando o conhecimento com relação à prevenção, distribuindo material educativo, preservativos e gel lubrificante. O hospital criará um bloco com estandarte próprio e contará com a “Cia. da Saúde & do Sorriso”, que consiste de uma equipe de atores caracterizados, composta de profissionais que atuam no hospital, distribuindo o material com uma abordagem alegre, mas sempre enfatizando a importância do uso da camisinha nas relações sexuais.

Segundo a diretora geral do hospital, Adriana Teixeira, a melhor forma de se combater a doença ainda é a prevenção. “O Clementino Fraga é referência no tratamento dessas doenças sexualmente transmissíveis, então nos sentimos na obrigação de contribuir neste Carnaval”, explicou.

Campanha – Este ano, os jovens e adolescentes de 15 a 24 anos são o foco principal da campanha do Ministério da Saúde (MS) para o Carnaval deste ano. De 1998 a 2010, o percentual de casos na população homossexual de 15 a 24 anos subiu 10,1%, conforme boletim epidemiológico de 2011. De acordo com dados da SES, em 2011, foram diagnosticados 281 casos na Paraíba, sendo 199 no sexo masculino e 82 no feminino. Ainda segundo a SES, no ano passado foram registrados 110 óbitos, sendo 78 homens e 32 mulheres.  De 1º de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, foram diagnosticados 14 casos de Aids em homens e três em mulheres.