João Pessoa
Feed de Notícias

Segurança planeja ações de combate ao crime na Paraíba

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 - 17:05 - Fotos: 

O titular da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, reuniu, nesta quarta-feira (8), em Campina Grande, a cúpula da segurança pública do Estado para efeitos de monitoramento e planejamento operacional. Durante o encontro, realizado semanalmente, foram definidas estratégias operacionais para o enfrentamento aos crimes violentos letais intencionais (CVLI) e os crimes violentos patrimoniais (CVP) na região de Campina Grande.

A reunião de trabalho aconteceu na sede da Central de Polícia da cidade, com a presença de comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, delegados regionais e diretores do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba. O secretário Cláudio Lima cobrou dos gestores o cumprimento do Plano Operacional 2012, visando atingir as metas estabelecidas pela gestão.

Avanços – De acordo com o secretário, Campina Grande já pode comemorar avanços. Em 2011, foi registrada uma redução de 12% no número de homicídios, em relação a 2010. “Tivemos um resultado excelente, com uma redução significativa, e precisamos continuar avançando. Por isso estamos investindo numa repressão cada vez mais qualificada e na integração das polícias”, disse.

Projeto – O secretário destacou ainda o projeto de Compatibilização de Áreas, considerado um marco para a atual gestão. O projeto prevê a criação de 19 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), distribuídas em três Regiões Integradas de Segurança Pública (Reisp), e tem como objetivo tornar compatíveis as áreas de atuação das polícias Civil e Militar.

 

De acordo com o secretário, o projeto de Compatibilização de Áreas já foi apresentado ao governador Ricardo Coutinho e deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa nos próximos dias.

 

“Este será um divisor de águas para o processo de gestão da segurança pública. O projeto atribui responsabilidades territoriais das polícias, com foco no resultado, que é a redução dos homicídios”, explicou Cláudio Lima. O I Distrito Integrado de Segurança Pública, inaugurado em Manaíra, na última quinta-feira (2), marcou o início do novo modelo de gestão integrada.