João Pessoa
Feed de Notícias

SES comemora Dia do Farmacêutico e alerta sobre o uso racional de medicamentos

terça-feira, 10 de janeiro de 2012 - 19:15 - Fotos: 

No próximo dia 20, será comemorado o Dia do Farmacêutico. Aproveitando a data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lembra o cuidado que se deve ter em relação à automedicação. Para tratar desse assunto, e também sobre a garantia da oferta gratuita de medicamentos, será realizado, entre os dias 17 e 19, o 1º Fórum Estadual da Assistência Farmacêutica. Para terminar a programação, a SES realiza uma caminhada, no dia 20, partindo do Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú.

O 1º Fórum Estadual da Assistência Farmacêutica acontecerá no Hospital Clementino Fraga, nos períodos da manhã e da tarde. A caminhada do dia 20 terá início às 6h e deve terminar às 7h, com um café da manhã. Durante a caminhada, será distribuído material educativo sobre o uso racional de medicamentos e o acompanhamento de um farmacêutico para orientar sobre dosagem e efeitos colaterais.

A chefe do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da SES, Gilcélia Ribera, destacou que a automedicação traz riscos à saúde da população porque cada remédio possui uma fórmula e dosagem específica, e se não for administrado corretamente pode causar sérios efeitos colaterais e desencadear reações graves, tais como um ataque cardíaco. “Os medicamentos podem provocar reações de doenças que as pessoas já tenham ou causar efeitos adversos, se combinados com outras medicações de forma irresponsável”, alertou.

De acordo com Gilcélia, a cada dia o farmacêutico se torna mais imprescindível na equipe multiprofissional de saúde, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “Um dos principais desafios apresentados ao farmacêutico é ressaltar que o uso racional do medicamento é necessário para um tratamento eficaz”, observou.

Lista de medicamentos – O NAF também está unificando a oferta dos serviços e diminuindo as ações judiciais. Gilcélia explicou que toda a equipe de saúde dos municípios – secretários, farmacêuticos e médicos – está padronizando a lista de medicamentos dispensados pelos núcleos de cada cidade, para que sejam contemplados os medicamentos de que a população precisa. “Muitas vezes, são prescritos aos pacientes medicamentos que estão fora da lista, gerando ações judiciais para que a administração pública adquira o remédio e o ofereça à população. É isso que queremos evitar com as orientações repassadas nesta oficina”, esclareceu.

O setor também vem fortalecendo suas ações na atenção básica, por meio da realização de oficinas nos municípios, orientando na regulamentação e estruturação e incentivando a implantação do Sistema Informatizado de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus).

Cobertura de medicamentos – O componente especializado da Assistência Farmacêutica atende a mais de 40 patologias (doenças crônicas) registradas por protocolos clínicos aprovados pelo Ministério da Saúde. São 149 medicamentos, com 321 apresentações, distribuídos gratuitamente nos 12 Centros Especializados de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) em todo a Paraíba. Além disso, mensalmente, o Governo do Estado repassa R$ 2,36 por habitante aos municípios, para que seja garantida a oferta do serviço de assistência farmacêutica.

Acompanhamento de estoque online – O Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), um sistema informatizado que permitirá o acompanhamento do estoque de medicamentos dos municípios online já está em funcionamento no Estado. “Com esse sistema, é possível às secretarias planejar ações e estratégias com antecedência para que evitem faltar determinado tipo de medicamento que estiver em baixa no estoque”, observou Gilcélia Ribera.