João Pessoa
Feed de Notícias

Espaço Cine Digital da Funesc exibe o filme ‘Haiti, 12 de janeiro’ nesta quinta-feira

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 - 14:53 - Fotos: 

Haiti earthquakeCenas fortes estão presentes no filme “Haiti, 12 de Janeiro”, do cineasta Cleonildo Cruz, que será exibido nesta quinta-feira (12), exatamente dois anos após a tragédia que matou mais de 250 mil haitianos e deixou 1,5 milhão de desabrigados e desalojados. A sessão gratuita do filme será às 19h30, no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Considerada a pior catástrofe das Américas, o terremoto de intensidade sísmica 7 (escala Richter) atingiu a capital do Haiti, Porto Príncipe e redondezas. O filme relata a chegada do primeiro contingente de militares brasileiros, em 2004, integrantes da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti, o processo de pacificação do País.

Em um momento, a produção do pernambucano Cleonildo Cruz traz uma construção ficcional do dia a dia dos soldados brasileiros ao retornarem ao batalhão, em 12 de janeiro de 2010, às16h53min (hora local), quando o terremoto atingiu o Haiti.

Haiti EarthquakeO documentário retrata o cenário de pós-guerra, desolação e aparentemente de ausência de esperança. Também mostra a ajuda humanitária enviada de vários países e organismos multilaterais. Apesar das perdas humanas, cada resgate com vida faz renascer traços de esperança de se encontrar sobreviventes.

Dois anos após o terremoto o Haiti é reconstrução. Em janeiro do ano passado, o cineasta esteve no País captando imagens e entrevistando hatianos para o filme que, a princípio, se chamaria “Haiti: Missão de Paz e Reconstrução”. O documentário traz várias imagens da capital Porto Príncipe, Palácio Presidencial, edifício do Parlamento, Cadetral de Nortre Dame, prisão do país, hospitais, estradas, sede da Missão das Nações Unidas no Haiti. Redondeza (áreas afetadas pelo sismo), Petit Goave, vários locais destruídos pela catástrofe.

No filme é registrado o cotidiano dos moradores da capital Porto Príncipe e a missão de homens e mulheres do contingente brasileiro de manter o ambiente seguro e estável.  Vários haitianos relatam o dia da catástrofe, suas perdas e sua esperança de um novo Haiti.

DSC_0243Cleonildo Cruz finaliza com imagens da posse do novo presidente, o cantor popular Michael Martelly, empossado em abril de 2011. “Retornar neste momento de esperança para o povo Hatiano é colocar-me na expectativa do país que precisa ser reconstruído, voltar à normalidade democrática e institucional para que a reconstrução do Haiti aconteça com celeridade”, disse o cineasta Cleonildo Cruz na ocasião.

 

Serviço:

Classificação indicativa: 10 anos

Data: 12/12

Hora: 19h30

Local: Espaço Cine Digital (Funesc)

Entrada: gratuita