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Plano estratégico para o turismo na Paraíba será discutido nas mídias sociais

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 - 15:16 - Fotos: 

A Secretaria Executiva do Turismo estreita o diálogo com a sociedade civil por meio do perfil “Agenda Turismo Paraíba 21,” na rede social Facebook. Com esse perfil, segundo o secretário executivo, Walter Aguiar, será dado um passo fundamental para consolidar a construção do plano estratégico do turismo na Paraíba. A Agenda está prevista para ser lançada durante o 2º Encontro de Secretários Municipais de Turismo, em abril.

De acordo com Aguiar, o fluxo cada vez mais intenso de turistas e os desafios atuais exigem um planejamento minucioso do turismo a ser desenvolvimento no Estado. “Em paralelo à articulação das estruturas de Governo, é importante também a participação da sociedade. É dela que partem sugestões e críticas, fundamentais para a criação e a implementação de políticas públicas”, salientou.

Para ele, o perfil no Facebook também está ligado à necessidade de um diálogo cada vez mais transparente. Ele acrescenta, porém, que a ideia não é transformar esse espaço apenas em um canal de divulgação das ações do Governo. “A intenção é agregar uma contribuição qualitativa dos cidadãos paraibanos ao nosso trabalho de planejamento”, explicou.

Fóruns – Para construir um plano estratégico de Turismo, é fundamental que os fóruns micro-regionais sejam reativados. Conforme Aguiar, a Paraíba se organizou em nove fóruns, que já se articulam para retomar as atividades: Litoral, Agreste, Zona da Mata, Brejo, Seridó, Vale das Águas, Vale dos Dinossauros, Cariri, Vale dos Sertões. “A rede social cumpre bem o papel de dar voz aos cidadãos que não participam das discussões dos fóruns, mas que têm boas ideias e sugestões, colaborando para a elaboração das políticas públicas”, disse o secretário executivo.

Em princípio, as diretrizes que servirão de base para a construção desse plano estratégico são a sustentabilidade, para garantir o desenvolvimento turístico sem comprometer a médio e longo prazo as capacidades do Estado. O turismo do tipo Sol e Mar também ocupará um espaço fundamental na Agenda. “A infraestrutura do litoral é um aspecto basilar das discussões. A Costa do Conde e a praia de Coqueirinho, por exemplo, recebem centenas de turistas, mas ainda precisam de estrutura mínima de acesso e sinalização. Há muito o que explorar nessas e em outras praias do litoral paraibano, mas é preciso organização”, ressaltou.

Novos caminhos – As diretrizes, segundo o secretário, envolvem ainda o turismo do interior, cujas potencialidades serão devidamente exploradas.  A criação de novas rotas e o planejamento dos já consolidados serão melhorados, como também a discussão em torno de roteiros para públicos específicos.

“A conclusão da primeira fase do centro de convenções será o pontapé inicial para firmar o Estado na rota do turismo de negócios. Com uma estrutura de grande porte, o centro receberá eventos nacionais e internacionais”, avaliou Aguiar.