João Pessoa
Feed de Notícias

Vacinação contra Influenza A e B começa neste sábado

quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 12:48 - Fotos: 

Começa neste sábado (5) a Campanha 2012 contra Influenza A e B. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) escolheu o município de Baía da Traição para iniciar a campanha, às 9h, porque este mês foi instituído pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS) o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI).

A novidade deste ano é que mais um grupo prioritário foi introduzido pelo Ministério da Saúde (MS): as pessoas privadas de liberdade, que serão vacinados após o dia 25. A meta é vacinar 80% das 638.943 pessoas prioritárias. Em todo o Estado, mais de mil postos de saúde estarão aplicando as vacinas.

“Uma das principais preocupações do Ministério da Saúde (MS) é atualizar os cartões de vacinação dos índios”, ressaltou a chefe do Núcleo de Imunizações, Missânia Moreira. Os outros grupos prioritários para receber a vacina são as crianças de seis meses e menores de dois anos; mulheres gestantes; profissionais que trabalham na área da saúde; indígenas e pessoas com 60 anos ou mais.

As vacinas encaminhadas pelo MS chegaram à SES no dia 24 de abril e começaram a ser distribuídas para todas as Gerências Regionais de Saúde e para os municípios no dia 27 do mesmo mês.

Missânia Moreira aconselhou as pessoas incluídas nos grupos prioritários a levarem, pelo menos, um documento de identificação para receber a vacina. Segundo ela, o Ministério da Saúde decidiu introduzir a população carcerária entre os grupos prioritários porque vive em ambientes fechados com agrupamento de pessoas. “O risco de contaminação nessa situação acaba sendo maior, porque se um deles é contaminado pode infectar todos os demais”, observou Missânia.

A SES ainda possui o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, que aplicará as vacinas nas pessoas com indicação médica que estejam fora dos grupos prioritários.

Em 2011, a SES conseguir superar a meta preconizada pelo MS e vacinou 87,21% do público alvo da campanha. Apenas dois grupos tiveram vacinação abaixo da meta: os indígenas, que foram 78,68% vacinados, e as gestantes, que foram 60,74% vacinadas. “O Ministério da Saúde e a SES reforçam o apelo às gestantes para que participem da campanha porque são elas que mais resistem à vacinação. O Programa Nacional de Imunizações vem registrando que esse público ainda deixa de se vacinar e, por isso, está reforçando o convite”, enfatizou Missânia Moreira.