O diretor presidente da Junta, Neto Franca afirmou que com a implantação do novo sistema, diversas empresas do Estado da Paraiba estão aptas a utilizá-lo. Essas empresas ficarão de posse dos livros manuais apenas como arquivo e a disposição para fiscalização.
De acordo com Waldir Rodrigues Soares, funcionário responsável pelo Setor de Autenticação há 40 anos, um dos benefícios do SPED é a impossibilidade de fraude, já que apenas duas pessoas possuem a senha, sem falar no espaço físico tanto para a Junta Comercial, como para as empresas que melhorarão com a redução do acúmulo de papéis.
Só nos dois primeiros dias do novo sistema, várias empresas foram cadastradas na Receita Federal e a tendência é que os empresários e contadores busquem os novos serviços para facilitar o dia a dia da empresa. Neto Franca esclareceu que apenas as empresas com faturamento anual de 60 milhões de reais é que podem aderir ao serviço,as demais empresas continuarão sendo atendidas normalmente e mantendo a escrituração manual.
O Sistema Público de Escrituração Digital começou a ser desenvolvido ainda no Governo Fernando Henrique Cardoso com a edição da Lei 9989/00 – Plano Plurianual que contemplava o Programa de Modernização das Administrações Tributárias e Aduaneiras.