João Pessoa
Feed de Notícias

SES envolve 1.200 adolescentes em oficinas de saúde preventiva e arte

terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 17:46 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência Operacional do Ciclo da Vida (Gociv), começa nesta quarta-feira (26), a partir das 10h, a Oficina de Saúde e Arte em Mosaico no município de Cuité, que capacitará 19 pessoas entre técnicos da Prefeitura local e adolescentes indicados pelo município. A capacitação faz parte do Projeto Saúde e Arte em Mosaico, que foi renovado em julho e atenderá 1.200 adolescentes e jovens, em 20 municípios paraibanos.

De acordo com a psicóloga e técnica da Gociv, Joseli Gomes, o Projeto Saúde e Arte em Mosaico atende pessoas na faixa etária de 15 a 24 anos sobre a técnica de utilização do mosaico, e paralelamente, aborda temas ligados à saúde, como a sexualidade na adolescência, prevenção às DSTs/Aids, gravidez na adolescência, violência, prevenção às drogas, além dos direitos e deveres do adolescente.

Parceria – A ação é desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais que indicam os técnicos das áreas de saúde, ação social, educação, conselhos tutelares e de direitos e os adolescentes.

“Inicialmente, nós capacitamos os técnicos que repassarão para 60 adolescentes as informações sobre saúde preventiva e caberá a quatro adolescentes capacitados pela SES multiplicar os conhecimentos sobre a arte de trabalhar com mosaico para esse mesmo público-alvo”, informou Joseli Gomes.

Bolsa – Ela adiantou que a segunda etapa do projeto, com previsão de conclusão para dezembro deste ano, tem uma novidade: atender os adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas em instituições de Campina Grande, João Pessoa e Sousa. “Para os adolescentes instrutores será oferecida uma bolsa no valor de R$ 100,00”, lembrou a técnica da Gerência Operacional do Ciclo da Vida da SES.

Após a capacitação inicial, os técnicos e adolescentes farão uma oficina em cada município com as 60 pessoas que serão atendidas pelo projeto. Essa oficina será monitorada pelos técnicos da Gociv/SES. Para desenvolver o Projeto Saúde e Arte em Mosaico, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza além dos profissionais, um kit com cerâmica, folders, DVDs educativos e papel.

Por essa gestão já foram capacitados 300 adolescentes em Alagoa Grande, Caaporã, João Pessoa, Lucena e Pedras de Fogo. Até dezembro, o público-alvo do projeto será treinado em Assunção, Bonito de Santa Fé, Boa Vista, Cuité, Campina Grande, Lagoa de Dentro, Monte Horebe, Quixaba, Rio Tinto, Sapé, São José do Sabugi, Sousa, São José de Espinharas, São Sebastião e Sousa.
 

Da Assessoria de Imprensa da SES