João Pessoa
Feed de Notícias

Exposição de fotografias traça um paralelo entre a cultura do Brasil e dos EUA

quarta-feira, 26 de agosto de 2009 - 07:37 - Fotos: 

No começo da noite desta terça-feira (25), foi aberta na galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a mostra ‘Impressões Visuais’, que celebra os 50 anos do Programa Fullbright no Brasil. Amantes da fotografia, artistas plásticos, personalidades e autoridades estiveram na abertura, entre eles a ex-primeira dama Glauce Burity, o presidente do Iphaep, Damião Cavalcanti, o escritor José Bezerra e o artista plástico Sidney Azevedo.

O curador da mostra, o professor brasileiro João Kulcsár, integrou a comitiva do consulado americano, no Recife, que veio a João Pessoa para a abertura da exposição. Além de Kulcsár, estiveram no Espaço Cultural o Cônsul da Seção de Educação, Cultura, e Imprensa do Consulado dos Estados Unidos no Recife, Christopher Jester, e o especialista em Diplomacia Pública, Edvaldo S. Amorim.

João Kulcsár e Christopher Jester falaram do papel da Fullbrigh, fundada em 1946 nos Estados Unidos pelo senador J.W. Fullbrigh. A Comissão Fulbright é uma entidade binacional que atua na área acadêmica em parceria com diversas instituições nacionais promovendo o intercâmbio educacional e cultural. Ao longo destes 50 anos, concedeu mais de 5 mil bolsas a brasileiros e norte-americanos que em muito contribuíram na promoção do entendimento mútuo entre os dois países.

O presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Mauricio Burity, falou da importância de receber uma mostra tão importante e ressaltou que a exposição ‘Impressões Visuais’ integra o esforço da atual administração em transformar o Espaço Cultural em um local adequado para a difusão e o conhecimento da arte e da cultura.

João Kulcsár, que conduziu o público a uma visita guiada, explicando a razão de cada foto da mostra, disse que o propósito da mostra é, através da fotografia brasileira e norte-americana, publicadas em jornais e revistas de circulação nacional dos dois países, traçar um paralelo entre a cultura dos dois países.

A mostra está dividida em seis capítulos: Herança, Política, Cultura, Cidadania, Esportes e Meio ambiente. As fotos foram cedidas pelos arquivos dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Última Hora, The Washington Post, The New York Times, Museu do Imigrante, Instituto Moreira Sales, Magnum Photos, National Geographic Magazine, NASA, Reuters e Associated Press.

Num trabalho de um ano e oito meses, o curador João Kulcsár selecionou as imagens e algumas receberam prêmios como Pulitzer, Esso e World Press Photo.

‘Impressões Visuais’ fica em cartaz até o dia 27 de setembro e pode ser vista pelo público, com entrada gratuita. A galeria está aberta de segunda a quinta, do meio-dia às 18h, às sextas, entre 07h30 e 13 horas, e aos sábados e domingos na parte da tarde.

Assessoria de Imprensa da Funesc