João Pessoa
Feed de Notícias

Vida e Obra de Luiz Gonzaga é tema central do evento, que se estende até o dia 28

segunda-feira, 24 de agosto de 2009 - 21:47 - Fotos: 
Os acordes da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba e a palestra do juiz Onaldo Queiroga Filho sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, marcaram a abertura da 1ª Semana de Cultura Popular, promovida pela Fundação Casa de José Américo (FCJA). Aberta às 17 horas desta segunda-feira (24), a semana cultural se estende até o dia 28 deste mês.  A 1ª Semana de Cultura Popular, acontece na própria sede da FCJA, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa. O tema central é Vida e Obra de Luiz Gonzaga.

Dezenas de pessoas prestigiaram a iniciativa da FCJA, a exemplo do presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, Maurício Burity, a vice-presidente da Funesc, Ana Gouveia, o presidente do IPHAEP, Damião Ramos Cavalcanti, o historiador Wellington Aguiar, a compositora Glorinha Gadelha, o presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias, o jornalista Carlos Pereira, dentre outras personalidades.

Letícia Maia, presidente da Fundação Casa de José Américo, afirmou que o objetivo da semana é fazer com que mais pessoas conheçam a Fundação e que a cultura popular seja um atrativo aos visitantes. O acesso é gratuito e a semana é uma ótima opção de lazer.

O presidente do Iphaep, Damião Ramos, revelou que a cultura popular necessita destas iniciativas, sobretudo porque há grandes motivos para isto. Falta incentivo ao núcleo original das manifestações culturais. Glorinha Gadelha afirmou que é muito oportuna a semana cultural promovida pela Fundação Casa de José Américo porque ainda há lacuna sobre a produção de cultura.

O juiz de direito Onaldo Queiroga Filho, que proferiu palestra sobre Luiz Gonzaga, destacou que o evento promovido pela FCJA, voltado para a cultura popular, mantém acesa toda a cultura de raízes do Nordeste, trazendo aos mais jovens a vida e obra de Luiz Gonzaga do Nascimento, o rei do baião.

Maurício Burity, presidente da Funesc, avaliou que o Estado é muito rico e ao mesmo tempo carente de diversidades culturais. “Todo evento cultural é salutar, sobretudo eventos populares, portanto a presidente da FCJA está de parabéns nesta grande iniciativa não gastronômica, mas também no artesanato e na música”.

A programação a partir da terça-feira (25) ocorre das 16h às 18h, com a apresentação do Grupo de Mulheres do Cangaço, do Sesc. Na sequência tem performances de cordelistas, mais os poetas Bebé de Natércio, Merlânio Maia e João Bosco Dias.

Na quarta-feira (26), as atividades culturais começam com o Grupo de Danças Folclóricas da Fundação Estadual de Apoio ao Deficiente (Funad). Às 17h, o professor José Ubireval Delgado (Bira) profere palestra sobre ‘Cultura Popular’. A semana de eventos prossegue na quinta-feira (27), com o Grupo de Danças Capitão Jesuíno, do Colégio Marista Pio X; Grupo de Artes Fênix, com apresentação de maracatu, bumba-meu-boi e xaxado. O encerramento da 1ª Semana de Cultura Popular da Fundação Casa de José Américo será na sexta-feira (28), com apresentação às 17h do poeta repentista Daudeth Bandeira e da ‘Bandinha do Seu Lula’.
 

Josélio Carneiro, da Secom-PB