João Pessoa
Feed de Notícias

Campina Grande sedia oficina “Ação Educativa em Museus

terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 09:55 - Fotos: 

Segundo maior município da Paraíba e com centro histórico delimitado pelo Governo do Estado, Campina Grande sedia, a partir desta quarta-feira (26) até a sexta-feira (28), a oficina “Ação Educativa em Museus”. O curso vai reunir 40 participantes e será realizado nos dois horários, no Centro de Tecnologia Educacional Tompson Loureiro, no centro da cidade.

A capacitação é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), com apoio do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus  (Ibram). A Prefeitura de Campina Grande também fornece apoio logístico à realização do evento, que será ministrado pela arte-educadora carioca Bárbara Harduim.

Durante os próximos três próximos dias, até a sexta-feira, a “Ação Educativa em Museus” vai abordar as especificidades da educação em espaços museais, buscando identificar aspectos relacionados à teoria e à prática da ação educativa em diversos contextos. Segundo Bárbara Harduim, os alunos vão avaliar, entre outros temas, as relações existentes entre “museus, educação e patrimônio: os desafios contemporâneos” e “museu, educação e cidadania: o compromisso social”.

As Cidades - Esta é a terceira oficina realizada pelo Iphaep somente este ano. No total, até dezembro de 2009, os técnicos do patrimônio estadual vão percorrer as várias regiões – do litoral ao sertão -, reunindo os museólogos dos vários municípios paraibanos. Estarão sendo reciclados não apenas os profissionais que trabalham nas instituições das cidades que sediam os cursos, mas também dos municípios circunvizinhos.
 
O trabalho do Iphaep, com apoio do MinC, começou a ser realizado em junho, em João Pessoa, destacando o “Treinamento das Equipes Administrativa e de Apoio”, com a carioca Luciana Palmeira. Em seguida, no mês de julho, o baiano Antonio Marcos de Oliveira Passos esteve em Cajazeiras e discutiu a questão “Museus, memória e cidadania”.

“Desta vez, escolhemos Campina Grande para sediar um dos cursos de capacitação pela importância cultural da cidade”, revela Damião Ramos Cavalcanti. “O campinense ama e respeita o seu patrimônio histórico e cultiva a memória e seus museus”, diz o diretor do Iphaep.

Bens Tombados - As Estações Ferroviárias de Campina Grande e Galante foram tombadas, em 2001, pelo Governo do Estado. A estes bens históricos se somam, ainda, a Sede da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Cine Capitólio. Já o Centro Histórico de Campina Grande foi delimitado pelo Governo do Estado em 2004 e encontra-se, desde então, sob a guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.

A área que compreende o Açude Velho e seis imóveis – Museu Histórico, Cine São José, Casa Inglesa, Câmara Municipal, Sede da Prefeitura Municipal e Catedral de Nossa Senhora da Conceição – foram igualmente preservados, para que possam ser conhecidos e valorizados pelas futuras gerações de Campina Grande.
 

Thamara Duarte, da Assessoria de Imprensa  do Iphaep