João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão confirma construção de 19 novas escolas e anuncia os municípios contemplados

terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 10:54 - Fotos: 

O governador José Maranhão destacou, na manhã desta terça-feira (25), no programa semanal de rádio Palavra do Governador, os investimentos em educação. O Governo do Estado construirá 19 escolas, com inaugurações até meados de 2010, nos municípios de São Domingos de Pombal, São José de Piranhas, Vieirópolis, Bonsucesso, Imaculada, Marcação, Tenório, Triunfo, Algodão de Jandaíra, Cabedelo, Cuité, Damião, João Pessoa, Mataraca, Parari, Pocinhos, Queimadas, Sapé e Sossego. No último sábado, na cidade de Patos, o governador anunciou a construção de uma nova escola.

Expansão da UEPB – Os investimentos do Governo do Estado na área da Educação também envolvem o ensino superior. De acordo com Maranhão, o campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Araruna, tem a melhor estrutura dos campi da universidade no interior. Foi construído ainda na segunda administração de Maranhão, mas, esteve subutilizado nos últimos seis anos.

Agora, a UEPB funcionará em Araruna, a partir de 2010, com o campus VIII inicialmente com três cursos: Odontologia, Gastronomia e Segurança Alimentar e Nutrição. A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – deverá fazer concurso vestibular em 2010 para o preenchimento de 300 vagas no Campus. De início, o campus oferecerá 100 vagas para professores e outras 100 para funcionários.

Com a criação do novo campus, a Universidade busca expandir sua atuação em todo o Estado e, especialmente, na microrregião do Curimataú que, atualmente, conta com apenas um campus universitário em Cuité, enquanto regiões como o Sertão e o Cariri já dispõem de uma melhor assistência na educação de nível superior.

Com a chegada da UEPB em Araruna, a economia e o comércio da cidade e da região vão crescer, já que a presença da Universidade na localidade movimentará todo o município, ampliando as possibilidades de negócios em vários setores, como o alimentício, imobiliário e outros. A UEPB já funciona em Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro e Patos.

Josélio Carneiro, da Secom