João Pessoa
Feed de Notícias

Coronel Monteiro reúne comandantes de batalhões e companhias para combater crimes

terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 13:22 - Fotos: 
Os homicídios que vêm sendo registrados pela polícia devem cair nas estatísticas de acordo com mapeamento da criminalidade elaborado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) e instituições policiais, com o apoio de todas as entidades da área e afins.

A orientação do combate preventivo está sendo passada a todos os Comandantes de Batalhões e de Companhias de Polícia Militar nesta terça (25), pelo comandante geral, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, resultante de reunião durante toda a manhã na segunda-feira (24) no Centro de Ensino da PM, com a presença do Secretário Gustavo Gominho, da Seds.

De acordo com o comandante, a orientação tem sustentação no tripé que começa com a análise da criminalidade, o serviço de inteligência e a identificação das causas. O objetivo é agir preventivamente, mas partir, também, para uma ação efetiva de repressão usando para as duas situações tecnologia de ponta, instalação de câmaras em áreas em que já houve a indicação de maior incidência de crimes.

As metas traçadas pelo comando incluem a sofisticação que a inteligência policial requer, aparelhos digitais, sensores, mas, sobretudo, os recursos humanos capacitados e preparados para estar nas ruas com a Operação Fecha Quartel, tudo dentro da legalidade e do respeito aos direitos humanos.

Esse trabalho contará com a parceria da Polícia Civil que, pela sua natureza judiciária, inicia a investigação após a prática do delito. Contudo, dentro das metas a atingir agirá também de forma preventiva.

De acordo com o delegado geral, Canrobert Rodrigues, “a determinação é que a apuração dos crimes pelas delegacias de área e especializadas levem à sociedade a resposta que ela necessita”, concluiu.

Inise Machado, da Assessoria de Imprensa da Seds