João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma alerta sobre riscos de dirigir em dias de chuva

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 - 19:42 - Fotos: 

A chuva que alivia o calor do verão pode causar riscos aos motoristas e motociclistas. Em 2011, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atendeu mais de 13 mil pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Em 2012, do dia 1° ao dia 24 de janeiro, cerca de 700 pessoas já foram atendidas na unidade de saúde devido a acidentes envolvendo motos, carros, ônibus E bicicletas, além de vítimas de atropelamentos.

“Os números revelam que vivemos uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito. Por isso, precisamos unir forças para reverter estes números alarmantes”, apelou o diretor de assistência do Trauma, Edvam Benevides.

Segundo o técnico de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ed Carlos Xavier, o número de acidentes em dias chuvosos aumenta bastante, principalmente por causa das saídas de pista nas rodovias que cortam a Capital. “Em dias de chuva, é preciso respeitar a sinalização e redobrar os cuidados ao sair de casa com seu veículo,” disse.

Para a chefe do Departamento de Educação para o Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Abimadabe Vieira, o motorista deve redobrar a atenção e os cuidados ao dirigir na chuva, pois, com a pista molhada, os riscos de colisão e acidentes graves são maiores.

“As águas da chuva se misturam à poeira e aos resíduos de óleo e borracha que ficam na pista, formando uma camada escorregadia. Tudo isso, aliado à imprudência de alguns condutores, que insistem em dirigir da mesma maneira que na época sem chuva, acaba causando colisões, atropelamentos e as derrapagens”, explica.