João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma aposta em trabalho humanizado para pacientes, familiares e funcionários

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 - 14:15 - Fotos: 

O Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, realizou, nesta quarta-feira (25), a primeira reunião de 2012, apresentando  as metas e projetos para os próximos meses. O GTH é um dispositivo criado com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde. O grupo foi constituído oficialmente por meio de portaria, no ano passado.

O GTH é um espaço coletivo, organizado e democrático que se destina a empreender uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em consonância com a política nacional de humanização do Ministério da Saúde. O objetivo é trazer benefícios para os usuários e profissionais de saúde.

Segundo a coordenadora do GTH, Gorete Rezende, o grupo reúne, no mesmo fórum, profissionais de diferentes áreas do hospital. “O grupo é composto por recepcionistas, porteiros, seguranças, serviços gerais, pessoal administrativo, copeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e médicos, permitindo que cada um vivencie a realidade do outro e contribua com sugestões que visem a contínua melhoria do atendimento ao usuário”, explicou.

Para o diretor geral do Trauma, Ginaldo Lago, tratar os pacientes e acompanhantes com respeito e cordialidade, levando em consideração seus limites e sua cultura, deve ser prioridade para todos que fazem parte do Trauma. “Humanizar seres humanos pode parecer um paradoxo, mas precisamos sair da idéia de que o paciente é só enfermidade. Cada pessoa é um mundo, e nós, como humanos, precisamos aprender a lidar com as particularidades de cada um, suas crenças, estilo de vida e rede social. Ainda estamos em fase de planejamento, mas espero que possamos sair do discurso e pôr em pratica o que almejamos”, disse.

Gorete Rezende ressaltou que este ano a meta do grupo é manter as políticas para melhoria da qualidade da internação dos pacientes e acompanhantes, bem como ações contínuas para a valorização dos servidores do hospital. “Estamos desenvolvendo um trabalho pioneiro, que já vem apresentando bons resultados para todos”, finaliza.