João Pessoa
Feed de Notícias

Espep e Samu desenvolvem projeto de urgência da saúde pública em todas as regiões do Estado

sexta-feira, 4 de maio de 2012 - 16:35 - Fotos: 

Proporcionar qualificação profissional na área de urgência da saúde pública em todas as regiões do Estado. Esse é o objetivo do projeto “Por uma vida melhor”, que será desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), Secretaria Municipal da Saúde e Samu 192/Regional João Pessoa.

Idealizado pela Espep, o projeto “Por uma vida melhor” será apresentado aos 223 municípios paraibanos este mês. Prefeitos e secretários da Saúde e da Educação serão convidados para conhecer como o projeto será desenvolvido. Na oportunidade, também será feita uma apresentação sobre o funcionamento do Samu, fluxograma, central de regulação médica, marco teórico e regionalização.

A primeira apresentação será dia 22, às 9h, na sede da Espep, em João Pessoa. Para esta reunião, serão convidados 47 municípios, entre eles João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Conde, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Alhandra, Mari, Mamanguape, Borborema, Bananeiras e Pedras de Fogo. (ver lista dos municípios)

No dia 23, será realizada a segunda apresentação, às 9h, no Núcleo de Treinamento de Alagoa Grande, localizado na Rua Rui Barbosa, s/n, Centro. Para esse encontro, serão chamados 87 municípios.  A terceira e última apresentação será no Sertão, no dia 25, às 9h, no Núcleo de Treinamento de Sousa, localizado na Rua José de Paiva Gadelha, 123, Centro. Para esta reunião, a Espep convidará prefeitos e secretários de 89 municípios.

O projeto – “Por uma vida melhor” terá cinco cursos de qualificação, que serão oferecidos para os municípios interessados: Direção Defensiva, Humanização na Saúde, Desenvolvimento do Perfil Profissional do Samu, Regionalização e Política Nacional de Atenção às Urgências. Os cursos serão ministrados por Joalisson Alcantara dos Santos, assessor de Comunicação do Samu 192/Regional João Pessoa.

Segundo André Felisberto, superintendente da Espep, o projeto foi idealizado tendo como base a falta de conhecimento que muitas pessoas têm em relação às ações do Samu, gerando um número muito grande de trotes para o número 192.

Partindo dessa premissa, os cursos do ‘Por uma vida melhor’ serão importantes não só para qualificar profissionais da área da Saúde, mas também da Educação, psicólogos, agentes de trânsito e dirigentes em geral. “Certamente, eles se tornarão multiplicadores. Com esta ação, a Espep irá contribuir para a melhoria da comunicação entre a sociedade e o Samu”, ressaltou Felisberto.

[gview file="http://static.paraiba.pb.gov.br/2012/05/espep-e-samu-_municípios.pdf"]