João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar tem conselhos em mais 21 municípios e faz audiência no Brejo

sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 16:39 - Fotos: 

Mais 21 municípios estão com seus conselhos formados e prontos para discutir os subprojetos a serem encaminhados ao Projeto Cooperar. Ao todo já são 46 e as equipes técnicas permanecem espalhadas por todo o Estado para realizar as eleições que definem, por meio de voto secreto, quem são os presidentes e secretários desses colegiados, responsáveis por priorizar as obras a serem realizadas nas comunidades rurais da Paraíba.

“Nós não vamos parar enquanto todos os municípios não estiverem com seus conselhos formados. Estamos fazendo isso de forma democrática, são os membros do conselho quem escolhem seus representantes através do voto secreto e esperamos que as comunidades, a partir daí, já comecem a discutir os seus subprojetos. Isso porque logo que o convênio com o Banco Mundial seja assinado o Cooperar imediatamente começará avaliar esses subprojetos para beneficiar as comunidades rurais que tanto esperam para ver seu desenvolvimento sustentável se tornar uma realidade”, afirmou Plácido Pires, gestor do Projeto Cooperar.

Os conselhos municipais são instâncias colegiadas de natureza deliberava, instaladas em todos os municípios elegíveis como beneficiários do Projeto Cooperar. As principais funções dos conselhos são selecionar e priorizar as propostas de subprojetos apresentadas pelas associações, interceder junto aos poderes constituídos no sentido de assegurar a fiel execução dos subprojetos comunitários, contribuir para sanar irregularidades por ventura detectadas e comunicar ao Cooperar, orientar e acompanhar o processo de licitação das associações e promover a integração e a complementaridade das ações do Cooperar com outros programas sociais desenvolvidos no município.  

No Brejo – Para orientar as comunidades como elas devem formar os conselhos municipais e preparar os seus subprojetos o Cooperar também está realizando audiências públicas nos municípios paraibanos. No próximo dia 26, será a vez das cidades de Solânea e Araruna receberem a visita do gestor Plácido Pires e sua equipe, a exemplo do que já foi feito em Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itabaiana.

Em Solânea o encontro será realizado às 9h no Cinema Municipal, no Centro da cidade. Mais 12 municípios estarão presentes na reunião: Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Araruna, Bananeiras, Borborema, Capim, Casserengue, Mari e Pilões.

Em Araruna a audiência acontece às 15h e contará com a participação de representantes dos municípios de Cacimba de Dentro, Barra de Santa Rosa, Riachão, Damião, Sossego, Cuité, Nova Floresta, Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Cubati. Na ocasião, também será entregue o material necessário para que os representantes das comunidades se preparem para a formação dos conselhos.

Da Assessoria de Imprensa do Projeto Cooperar