João Pessoa
Feed de Notícias

Entrega do empreendimento deve ser definida pelo governador

sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 18:12 - Fotos: 

O Governo do Estado inaugura até o final deste ano, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Pombal. A data será marcada pelo governador José Maranhão, nos próximos dias. Foi o que ficou acertado em reunião realizada nesta sexta-feira (21), no gabinete da prefeita desse município do Alto Sertão paraibano, Poliana Feitosa, com a coordenação do secretário Edivaldo Nóbrega, da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (STDE).
           
Participaram também do encontro, o diretor do campus de Pombal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Martinho Salgado; o representante da prefeita e chefe de gabinete, Josevaldo Feitosa; o secretário de Educação da Prefeitura, Paulo Romero; professores da UFCG e do Estado e o chefe de gabinete da SETDE, Geraldo Pereira.
           
Decisões – Ficou decidido que o nome do CVT será definido pelo governador José Maranhão e pela prefeita Poliana Feitosa, uma vez que foram indicados os do prefeito Jairo Feitosa e do economista Celso Furtado; a inauguração será feita com urgência, seguindo orientação do Ministério da Ciência e Tecnologia; realização de tombamento dos equipamentos dos laboratórios, por técnicos da SETDE; a definição do gestor será feita pelo Governo do Estado e assinado comodato com a UFCG, para que possa usar os laboratórios.
            
“Tudo foi definido de forma consensual, com a presença de todos os convidados e, principalmente, dos dirigentes e professores da UFCG e do Estado, que irão trabalhar no Centro, que é dotado de laboratórios com equipamentos de última geração”, disse Edivaldo Nóbrega.
           
Parcerias – “O CVT tornou-se uma realidade graças a parcerias firmadas entre os governos federal, estadual e Prefeitura Municipal de Pombal. O Governo da Paraíba entrou com R$ 444 mil, o Federal com R$ 500 mil e o município doou uma área de 760 metros quadrados para a instalação”, disse o secretário.
           
O Governo da Paraíba ainda garantirá um quadro de funcionários composto de professores, técnicos e servidores da parte administrativa. A Prefeitura também entrará com a manutenção, limpeza e segurança.            
           
O Centro, conforme Edivaldo, é um estabelecimento de capacitação técnico-profissional destinado ao ensino profissionalizante, com o objetivo de promover a educação tecnológica de qualidade atendendo as demandas da população local e dos municípios vizinhos, com foco na juventude.          
           
Estrutura – O CVT é composto de laboratórios de Física, Química, Biologia, Informática, Análises de Água, Solos, Alimentos e Eletromecânica, além de uma completa biblioteca técnica e salas polivalentes. “Toda estrutura está equipada com ferramentas e instrumentos necessários para oferecer aos estudantes serviços voltados à capacitação profissional”, declarou o secretário.
           
Eke concluiu afirmando que “o Governo Maranhão não olha para o retrovisor. O Governo quer é construir uma infraestrutura capaz de dotar a Paraíba de meios para facilitar o seu desenvolvimento. E um Centro dessa magnitude é fundamental como complemento para novas empresas virem se instalar na Paraíba”.

Edson Verber, da Assessoria de Imprensa da STDE