João Pessoa
Feed de Notícias

Reunião do Gabinete de Gestão Integrada definiu pontos a serem estudados

sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 18:38 - Fotos: 

Tratar da integração de todas as instituições de Segurança Pública. Esse foi o principal objetivo da reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que aconteceu na tarde desta sexta-feira (21), na sede Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), em João Pessoa.

O encontro contou com a participação de representantes das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Federal, Rodoviária Federal, Secretaria de Cidadania e Justiça e Associação Brasileira de Inteligência.
 
De acordo com o secretário da Segurança, Gustavo Ferraz Gominho, que preside o GGI, durante a reunião foram eleitos cinco itens que serão estudados por cada uma das instituições e discutidos em um novo encontro a acontecer daqui a duas semanas.

“São pontos que consideramos fundamentais, como as consequências futuras da conclusão duplicação da BR-101 e as operações conjuntas entre as polícias. Também definimos uma reunião urgente e, talvez até permanente, entre os órgãos de inteligência de segurança pública: polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal”, esclareceu o secretário, acrescentando que também é prioridade enfrentar o crime organizado, que age de dentro dos presídios.

Outro ponto que as autoridades querem debater é a melhor maneira de realizar a apuração estatística do quadro de ocorrências policiais. “Está havendo um descompasso entre as informações que recebemos das diversas instituições. A mais confiável é do Instituto de Polícia Científica, mas os dados não eram compatíveis com os do Centro de Operações Integradas, por exemplo. Então, faremos um estudo, talvez copiando o que já existe em Minas Gerais e Pernambuco, considerado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública como a maneira de apuração estatística mais confiável”, adiantou Gustavo Gominho. Esta foi a primeira reunião do GGI realizada na gestão do secretário.

Adryana Araújo, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social