João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão anuncia obras para Pilões na Festa das Flores

sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 09:24 - Fotos: 

O governador José Maranhão anunciou, na noite desta quinta-feira (20), ao participar da Festa das Flores, um conjunto de ações como presente para a cidade de Pilões, no Brejo paraibano, que completou nesta quinta-feira 56 anos de emancipação política. As obras anunciadas somam R$ 600 mil e vão desde a recuperação de rodovia, pavimentação de ruas até a construção de matadouro público e de uma ponte de acesso para a comunidade Varzeado, onde são produzidas flores tropicais. 
 
Acompanhando de auxiliares, Maranhão foi recebido pelo prefeito Antonio Menezes da Cunha (Coca), por diversos vereadores e lideranças políticas de Pilões e de outras cidades. “Nosso governo está buscando parcerias com os prefeitos e aqueles que desejar trabalhar e apresentarem propostas que visem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das famílias, terá o nosso apoio”, garantiu. Também reafirmou seu propósito de continuar trabalhando por Pilões, cidade que, há 56 anos, ajudou a conquistar sua independência administrativa, porque era deputado estadual e votou a favor do projeto de emancipação.
 
“Tenho um profundo vinculo de amizade com a população desta cidade, que vem desde a sua fundação, porque eu, como deputado estadual estava aqui naquela ocasião e se repete sempre com o mesmo brilho e com o mesmo entusiasmo”, comentou. Estavam acompanhando o governador os secretários Giucélia Figueiredo, do Desenvolvimento Humano; Ruy Bezerra Cavalcanti, do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca; Romeu Lemos, do Turismo; Élson Pessoa de Carvalho, da Controladoria Geral do Estado; do presidente da Emater, Hermano Araújo, além dos deputados Raniere Paulino, Marcondes Gadelha e do ex-deputado Benjamim Maranhão.
 
Durante a audiência, antes de este visitar o local da festa, Maranhão recebeu as propostas do prefeito. “Tratamos da possibilidade do governo mandar recuperar a estrada que liga Pilões até a cidade Areia, que se encontra totalmente danificada e intrafegável. Já aconteceu a licitação desta obra”, afirmou Coca.
 
O prefeito destacou que seu principal pedido ao governador Maranhão foi com relação a construção da estrada ligando Pilões até as cidades de Borborema e Serraria, pois se trata de um trecho de nove quilômetros e que, no período de inverno deixa estas comunidades isoladas. Segundo Coca, se trata de uma obra que vai contribuir de forma significativa para o escoamento da produção agrícola da região. “Esse é o nosso principal pleito para o governo. Estamos com a esperança de que se os pleitos sejam atendidos na sua totalidade, pelo menos na maior parte do que lhe apresentamos”, disse.
 
Flores – Durante as comemorações de emancipação de Pilões, a Festa das Flores foi o destaque e sua realização visa, cada vez mais, criar um ambiente de estimulo entre as pessoas do município para se dedicarem na divulgação e no seu cultivo. O município iniciou a produção de flores, através de uma cooperativa, a partir de um pequeno financiamento patrocinado pelo Cooperar e que, depois, passou a receber apoio dos bancos oficiais e orientação do Sebrae.
 
Seis anos depois dos primeiros passos na produção de flores, principalmente com a espécie crisântemo, com a participação de 21 mulheres agricultoras, agora é visível sua expansão e seu progresso. Após conquistar o mercado da Paraíba, ganhar prêmios e novos parceiros, a cooperativa chega aos mercados consumidores dos Estados de Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Ao grupo inicial foram acrescidas mais 10 sócias. Agora são produzidas seis espécies de flores, além da folhagem que complementa a ornamentação. “Tudo conseguimos com muito esforço, perseverança e dedicação ao nosso trabalho”, afirmou Maria Helena, presidente da Cooperativa e uma das idealizadoras do projeto.

José Nunes, da Secom-PB, com fotos de nanodecarvalho