João Pessoa
Feed de Notícias

Cearenses destacam ação da Emater em assentamentos agroecológicos

sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 14:50 - Fotos: 

Uma equipe de 25 extensionistas rurais e sociais da Emater do Ceará encerrou na quinta-feira (20), visita de intercâmbio técnico a diversos projetos trabalhados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) em áreas de agroecologia do Território da Cidadania da Borborema.

O objetivo da vinda dos técnicos foi colher subsídios para a implantação de projetos semelhantes naquele Estado, tomando por base experiências bem sucedidas encontradas na Paraíba e que estão servindo de modelo para outras empresas de extensão rural da Região Nordeste, principalmente em áreas de assentamento.

Na terça feira (18), eles haviam visitado o Assentamento Carrasco, no município de Esperança, onde 10 famílias de agricultores familiares assentados desenvolvem atividades com hortifrutigranjeiros e criação de animais de base agroecológica.

Estrutura – Antes, eles participaram de uma solenidade no escritório da Emater local para conhecer a estrutura de funcionamento da Extensão Rural na Paraíba, com informações dos técnicos estaduais e regionais, dentre eles a coordenadora de Operações, Estelita de Andrade Lopes; o coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins da Costa, além do extensionista Antônio Ferreira Filho, que organizou o intercâmbio e acompanhou os visitantes em todos os eventos.

O dia seguinte foi dedicado a contatos com agricultores familiares do Compartimento da Borborema, que vendem seus produtos na Feira do Agricultor de Campina Grande (Feagro), realizada às quartas-feiras no pátio da Universidade Federal, às sextas-feiras no Parque do Povo e aos sábados no Bairro das Malvinas.

Avicultura – Os extensionistas conheceram, em São Sebastião de Lagoa de Roça, o Condomínio Paraibano de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar (COPAF), uma associação de pequenos agricultores, que dispõe de um plantel com cerca de dez mil aves e beneficia diretamente aproximadamente 30 avicultores com cerca de 500 unidades por associado, assegurando oportunidade de trabalho e renda o ano todo.

O encerramento do intercâmbio técnico aconteceu no município de Remígio, no Assentamento Queimadas. Lá, residem 100 famílias de agricultores familiares, sendo que 30 sobrevivem do cultivo do algodão agrecológico branco e colorido e 70 produzem culturas de subsistência e criação de pequenos animais.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB