João Pessoa
Feed de Notícias

Governador Maranhão lança Curso Pré-Vestibular em Cajazeiras

quinta-feira, 20 de agosto de 2009 - 12:59 - Fotos: 
Ao mesmo tempo em que ministrará a Aula Inaugural do Cursinho Pré-Vestibular da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), no próximo sábado (22), em Cajazeiras, o governador José Maranhão fará o lançamento do curso pré-vestibular para servidores públicos estaduais promovido pela Secretaria de Estado da Administração, por intermédio da  Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

Segundo o secretário da Administração, Antonio Fernandes Neto, como a educação é um poderoso agente transformador, o governador José Maranhão, por intermédio da Secretaria da Administração e Espep, quer assegurar aos servidores uma possibilidade de elevação do nível de escolaridade, a partir de sua entrada na Universidade, rompendo o processo de exclusão.

De acordo com a professora Vera Lúcia Lira, superintendente do Espep, as inscrições para o curso pré-vestibular destinado aos servidores públicos estaduais, que encerrariam nesta quinta-feira (20), foram prorrogadas para o dia 31 de agosto, uma vez que existe uma grande procura nos cinco polos onde o curso será ministrado, ou seja, em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

"A meta inicial era inscrever 600 servidores, mas na atual conjuntura poderemos chegar a mil inscritos. Esta modalidade de curso é destinada a funcionários públicos que já concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio regular ou equivalente e que terão oportunidade de revisar o programa e se preparar melhor para o processo seletivo universitário", informou Vera Lira. Ela acrescentou que a idéia é futuramente expandir o curso para as regiões do Cariri (Monteiro) e Brejo (Guarabira).

O curso pré-vestibular para servidores públicos estaduais terá uma carga horária de 320 horas, com aulas no período de agosto a dezembro deste ano, em local ainda a ser definido pela ESPEP, nos pólos indicados. O material didático será distribuído pela Espep aos participantes.

Para participar do curso, o servidor deverá apresentar, além da ficha de inscrição a seguinte documentação: contracheque, o comprovante de conclusão do Ensino Médio ou declaração de que está concluindo o Ensino Médio ou equivalente.

Durante o curso haverá a revisão das disciplinas que compõem o Ensino Médio e constituem o programa do Vestibular e as aulas serão ministradas no turno da noite, das 18h30 às 22h, de segunda a sexta-feira. Além disso, haverá ainda quatro aulões/bizuradas, com 8 horas-aula cada, com questões simuladas dos concursos.

Pré-vestibular na Educação – Já com o Cursinho Pré-Vestibular da Secretaria da Educação e Cultura, o Governo do Estado oferece 32 mil vagas a estudantes paraibanos de 36 escolas da rede pública estadual, distribuídas nas 12 Gerências Regionais de Ensino.
O Cursinho Pré-Vestibular objetiva aprimorar os conhecimentos desenvolvidos no decorrer do ensino médio, num contexto prático, sob forma de averiguação de aprendizagem. Ele destacou que pela primeira vez os estudantes receberão os módulos, que servirão de subsídios aos seus estudos e ao trabalho dos professores.

O programa será realizado em 12 semanas, no período de 22 deste mês a 14 de novembro deste ano, com carga horária total de 120 horas/aula. Serão dez aulas aos sábados, sob a orientação de professores, para comentários, esclarecimentos de dúvidas e resolução das questões dos simulados.

Os módulos serão distribuídos gratuitamente com os 10 mil estudantes inscritos no programa e a todos os concluintes do ensino médio da rede estadual. As inscrições ocorreram de 22 de junho a 31 de julho e foram feitas pela Internet no site www.sec.pb.gov.br, para estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas estaduais ou que concluíram o ensino médio.

Na 1ª Gerência Regional de Ensino (GRE), o Cursinho Pré-Vestibular será ministrado em oito escolas de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux. As demais escolas envolvidas no processo estão localizadas em Guarabira (2ª GRE); Campina Grande (3ª Regional), Cuité e Picuí ( 4ª Regional), Monteiro (5ª), Patos e Santa Luzia (6ª), Itaporanga (7ª), Catolé do Rocha (8ª), Cajazeiras (9ª), Sousa e Pombal (10ª), Princesa Isabel (11ª) e Itabaiana (12ª Gerência Regional de Ensino).

Alexandre Nunes, da Secom