João Pessoa
Feed de Notícias

Parque atrai estudiosos, ecoturistas e visitantes amantes da natureza e dos esportes radicais

quarta-feira, 19 de agosto de 2009 - 14:37 - Fotos: 
O titular da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Antonio Gualberto, mais a diretora técnica do órgão, Ana Lúcia Espínola, se reuniram com a prefeita do município de Araruna, Wilma Maranhão, e o ex-deputado Benjamim Maranhão, na terça-feira (18), na Pedra da Boca, para firmar convênio entre a prefeitura local e o órgão estadual.

O convênio tem como objetivo a cooperação da Prefeitura para o gerenciamento da Unidade de Conservação Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, a 153 quilômetros de João Pessoa.

O Parque Estadual da Pedra da Boca, criado pelo Decreto Governamental nº 20.889 de 7 de fevereiro de 2000, está localizado na porção norte do município de Araruna, na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. Sua área (157,5 quilômetros quadrados) está inserida no bioma da caatinga, onde as configurações geológicas e geomorfólogicas são ímpares e atrativas aos estudiosos, ecoturistas, visitantes amantes da natureza e dos esportes radicais.

O parque encontra-se localizado na divisa com o Rio Grande do Norte, tanto que a sua entrada principal fica no município potiguar de Passa-e-Fica. O parque possui um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que possuem faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão.

Está inserido nos contrafortes da Serra da Confusão. A denominação ‘Pedra da Boca’ advém da existência de uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, a qual apresenta uma cavidade provocada pela erosão, cuja configuração lembra um sapo gigante prestes a abocanhar algo. Suas formações são propícias para o rapel.

Da Assessoria de Imprensa da Sude