João Pessoa
Feed de Notícias

Sistema deve investir R$ 2 milhões em empresas de ciência e tecnologia

quarta-feira, 19 de agosto de 2009 - 18:54 - Fotos: 

O Governo do Estado da Paraíba, através da nova Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia (Semarh) e em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), participa do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), cuja finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das micro, pequenas e médias empresas, particularmente em relação à pesquisa, desenvolvimento de produtos e processos voltados para a inovação. Serão aplicados na Paraíba cerca de R$ 2 milhões, beneficiando empresas por um período de 36 meses.

O titular da Semarh, Francisco Jácome Sarmento, observa que “o projeto quer tornar as empresas paraibanas mais competitivas. Trata-se de um instrumento que propõe contribuir para a difusão do conhecimento e o consequente aprimoramento das ações que envolvam o setor produtivo, integrando o setor público ao privado e instituindo metas produtivas a serem alcançadas, interligando assim o setor produtivo e o mercado”.

Já Eriberto Rodrigues, gerente executivo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Semarh, garante que “o Sibratec pretende aproximar as empresas do Estado das instituições de ciência e tecnologia, mediante acesso ao serviço tecnológico especializado, de forma a incentivar a competitividade nos mercados interno e externo”.

Participam do Sistema diversos órgãos parceiros como o Banco do Nordeste (BNB), a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), além de instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs), como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), universidades Federal da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), mais o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com a finalidade de estruturar a Rede Paraibana de Extensão Tecnológica.

“A Semarh, que coordena o Sibratec/PB, desempenha papel estratégico na integração entre as instituições e a gestão local, tudo realizado graças a uma articulação desempenhada pelos técnicos da secretaria”, acrescenta Sarmento.
O objetivo principal do Sibratec é, segundo ele, proporcionar condições para o aumento da taxa de inovação das empresas brasileiras e, assim, contribuir com o aumento do valor agregado do seu faturamento, sua produtividade e sua competitividade nos mercados interno e externo.

Da Assessoria de Imprensa da Semarh