João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema treina técnicos para analisar impacto da poluição atmosférica

sexta-feira, 10 de agosto de 2012 - 11:32 - Fotos: 

PrintA Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) vai realizar um treinamento sobre os fundamentos físicos de dispersão atmosférica de poluentes. A capacitação acontece entre os dias 20 e 22 deste mês, em uma fábrica de cerâmica da região metropolitana de João Pessoa.

O treinamento é voltado aos técnicos da Sudema e da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e será composto de duas etapas: fundamentos teóricos sobre os processos de dispersão na atmosfera; modelagem de dispersão atmosférica (estudo para verificar o impacto da poluição em determinada região, por um determinado período). Dentro desses fundamentos teóricos serão apresentados conceitos sobre a atmosfera e a composição química do ar; radiação solar, reação fotoquímica no meio urbano; circulação geral da atmosfera; estabilidade atmosférica; inversão térmica e altura da camada de mistura; vento de superfície, interpretação, elaboração de rosas de vento; análise do efeito de topografia.

A modelagem atmosférica é de fundamental importância para a análise dos possíveis impactos ambientais causados pela implantação de indústrias de grande porte, principalmente em área urbana. Através dos modelos atmosféricos é possível realizar estudos e cálculos capazes de descrever fenômenos físicos de determinada região, a partir de variáveis de estado como velocidade do vento, pressão, temperatura e outras. Estes modelos são utilizados para previsão atmosférica, estudos climáticos de escala global como a ação de poluentes na camada de ozônio ou a influência de fenômenos naturais.

“Hoje, a Sudema já está exigindo o estudo de modelagem atmosférica como parte do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) no licenciamento de indústrias e fábricas. E, para que essa condicionante seja respeitada é necessário capacitar quem lida diretamente com essas análises”, ressalta a superintendente da Sudema, Laura Farias.

Durante os três dias de curso sobre fundamentos físicos de dispersão atmosférica de poluentes também serão inseridos temas como modelo pluma gaussiana; efeito aerodinâmico das edificações da indústria sobre a dispersão das chaminés (downwash effect); conceito sobre a altura efetiva de chaminés e fórmulas de cálculo de subida pluma; avaliação dos parâmetros de exaustão para redução da concentração de poluentes no nível do solo; além de exercícios práticos com aplicação de uso de Modelo matemático USEPA-ScreenView.

Em todas as etapas do treinamento serão aplicados testes orientados com exercícios práticos e debates interativos.