João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultor familiar começa receber semente de batatinha para plantio de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012 - 16:36 - Fotos: 

Os agricultores familiares de seis municípios do Território da Cidadania da Borborema, composto por Areial, Esperança, Montadas, Lagoa Seca, Remígio e São Sebastião de Lagoa de Roça, começaram a receber sementes de batata inglesa para iniciar o plantio. As sementes para a safra deste ano foram produzidas a partir das 940 caixas de batata sementes distribuídas pelo Governo do Estado no ano passado entre 104 famílias agricultoras, das quais foram produzidas e armazenadas para o Programa de Distribuição de Sementes 742 caixas, e 520 caixas são procedentes de armazenamento feito pelos próprios agricultores, totalizando 1.262 caixas com possibilidade de plantio para a safra de 2012.

Por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) e da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, o Governo do Estado está revitalizando a cultura da batatinha. Também participam do programa a Emepa e a Emater Paraíba, através dos escritórios regionais de Areia e de Esperança.

A aquisição de mais 1.200 caixas de sementes de batatinha também está em fase de licitação pelo governo. A distribuição é feita pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e representantes de cada município, com assessoramento dos escritórios locais da Emater.

Na segunda-feira (4), foi realizada uma reunião em Esperança com os representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais, ONGs e Emater Paraíba, quando foi discutida a distribuição da semente de batata na região do Território da Borborema.

O secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo Araujo, afirmou que os plantios foram conduzidos com rigor sanitário, para evitar o ataque de pragas ou infecção por doenças. As lavouras foram inspecionadas por técnicos da Defesa Vegetal da Sedap, com o objetivo de evitar pragas ou doenças que possam prejudicar o plantio da batatinha.

A produção de semente seguiu a forma agroecológica e deve ser devolvida a mesma quantidade de batata semente que for recebida por cada agricultor ou agricultora, para a manutenção do banco de sementes. Na reunião ficou acertada que deverão ser realizadas oficinas de produção de biofertilizantes para aplicação na cultura. O agricultor pagará a taxa de R$ 0,50 de armazenamento da batata para a mão-de-obra do carregamento, no ato do recebimento.