João Pessoa
Feed de Notícias

Governo incentiva o setor pesqueiro da Paraíba

quarta-feira, 19 de agosto de 2009 - 08:09 - Fotos: 

O programa é patrocinado pelo Ministério de Aqüicultura e Pesca (MAP) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB).
 
A informação é do assessor estadual de piscicultura da Emater, Lino Gonçalves, que participou neste final de semana, no Centro de Treinamento de Professores daquele município, da Oficina de Planejamento e Elaboração do PDAP, juntamente com representantes do Map, da Sedap, da Emater, de colônias e associações de pescadores e de entidades públicas e privadas. A primeira oficina, de sensibilização, aconteceu em Mamanguape, no mês de julho.

A ação, conforme Lino, tem o objetivo de atender de forma organizada e participativa o setor pesqueiro da Paraíba, umas das principais atividades econômicas com grande potencial e “que sempre foi relegado ao segundo plano por parte das políticas governamentais, que não dava a importância devida a essa atividade”, enfatizou.

Para o assessor de piscicultura da Emater, a intenção do governo com essa iniciativa é desenvolver a pesca e a aqüicultura no País, produzindo um alimento nobre e saudável, no caso o pescado, oferecendo oportunidades de aumentar o emprego e a renda para os pescadores brasileiros, responsáveis por cerca de 60% da pesca nacional, o que representa mais de 500 mil toneladas por ano. Essa produção é conseguida por aproximadamente 600 mil trabalhadores em todo o País de forma artesanal.

Entre os técnicos da Emater que participaram do evento estavam o zootecnista Flávio Lucena, o engenheiro de pesca Davi Capristano e as extensionistas sociais Keila Deininger e Daniele Pereira, Adelaide Ferreira e Ednete Freire Cirilo, estas lotadas na região administrativa de João Pessoa.

Assessoria de Imprensa da Emater/Paraíba