João Pessoa
Feed de Notícias

Iphaep abre inscrições para curso de museus em Campina Grande

quarta-feira, 19 de agosto de 2009 - 08:23 - Fotos: 

Museólogos de todo o Estado estarão em Campina Grande no final deste mês de agosto. Entre os dias 26 e 28, na sede do Centro de Tecnologia Educacional Tompson Loureiro, os técnicos estaduais participam da oficina “Ação Educativa em Museus”, realizada pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba), com apoio do Ministério da Cultura, através do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). As inscrições já estão abertas e maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3218-5124 ou do e-mail iphaep@gmail.com.
 
A capacitação em museus será ministrada pela arte-educadora carioca Barbara Harduim e abordará as especificidades da educação em espaços museais, buscando identificar aspectos relacionados à teoria e à prática da ação educativa em diversos contextos. Segundo a professora, durante os três dias, os alunos vão avaliar, entre outros temas, as relações existentes entre “museus, educação e patrimônio: os desafios contemporâneos” e “museu, educação e cidadania: o compromisso social”.
 
Esta é a terceira oficina realizada pelo IPHAEP este ano. O trabalho começou em junho, quando a capital do Estado sediou a primeira capacitação, destacando o “Treinamento das Equipes Administrativa e de Apoio”, com Luciana Palmeira. Em seguida, no mês de julho, foi a vez de Cajazeiras. No alto sertão paraibano, os museólgos foram reciclados pelo baiano Antonio Marcos de Oliveira Passos, que discutiu a questão “Museus, memória e cidadania”.

A programação de cursos – num total de sete – só será concluída em dezembro de 2009. Depois da “Ação Educativa em Museus”, que acontece neste final de mês, em Campina Grande, a equipe do patrimônio estadual vai estar em dois outros municípios: em Cabedelo, em setembro, será enfocado o binômio “Museu e Turismo”; e em Guarabira, em novembro, será questionada a relação entre “Museus, memória e cidadania”.

Para João Pessoa estão agendadas outras duas oficinas – “Restauração de Acervos audiovisuais”, nos dias 22, 23 e 24 de outubro; e “Arquitetura em Museus”, entre 9 e 11 de dezembro.

História – Campina Grande é a segunda maior cidade da Paraíba e possui seu centro histórico delimitado pelo Governo do Estado. Também estão sob a guarda do IPHAEP, e salvaguardados para as futuras gerações, a área que compreende o Açude Velho e seis imóveis – Museu Histórico, Cine São José, Casa Inglesa, Câmara Municipal, Sede da Prefeitura Municipal e Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
 
A ação de preservação do passado, na cidade do brejo paraibano, se estende ainda às Estações Ferroviárias de Campina Grande e Galante (primeiros bens históricos tombados, no ano de 2001), alem da Sede da UEPB e o Cine Capitólio.

“A escolha de Campina Grande para sediar um dos cursos de capacitação se deve ao fato da importância cultural da cidade, que, por causa disso, ama e respeita o seu patrimônio histórico e cultiva a memória e seus museus”, explica o diretor do IPHAEP, Damião Ramos Cavalcanti.

Thamara Duarte, da Assessoria de Imprensa do Iphaep