João Pessoa
Feed de Notícias

Técnicos da Emater-PB explicam o cultivo da planta, desde o preparo do solo até a comercialização

segunda-feira, 17 de agosto de 2009 - 14:55 - Fotos: 
Mais de 200 agricultores familiares da região administrativa de Itabaiana participaram do primeiro dia de campo de girassol promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) e a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado (Sedap).

O evento aconteceu na quinta-feira (13), na fazenda Canto Alegre II, no município de Salgado de São Félix e reuniu autoridades agrícolas estaduais e federais. O dia de campo contou também com a presença de extensionistas e autoridades que cuidam do desenvolvimento das atividades ligadas à produção do biodiesel, política do Governo Federal que tem recebido apoio financeiro e os incentivos necessários à sua implantação no Nordeste, a partir de uma série de culturas como o girassol, mamona e pião roxo, fundamentais para a produção de biodiesel, para incrementar a economia regional.

Durante o dia de campo, por meio de quatro estações – Introdução e metodologia, Manejo cultural, Pragas e doenças e Aspectos econômicos – os produtores rurais presentes ouviram atentamente as explicações dos técnicos da Emater-PB sobre todo o processo de cultivo do girassol desde o preparo do solo até a comercialização.

Biodiesel – Para o presidente da Emater, Hermano Araújo, o biodiesel surge na Paraíba como “atividade redentora”. Ele destacou a importância da cultura do girassol ressaltando a condição de substituta do algodão, principal atividade agrícola do Estado até o aparecimento da praga do bicudo na década de 1980.

O agrônomo Antônio Jocemar, coordenador regional da Emater-PB em Itabaiana, disse que o girassol na sua região já se encontra em estágio bastante adiantado, com 29 agricultores familiares cultivando cerca de 33 hectares da cultura, com a seguinte distribuição: Itabaiana – 3 produtores com 8 hectares; Salgado de São Félix – 8 produtores com 9 hectares; Mogeiro -12 produtores com 10 hectares; Itatuba – 2 produtores com 2 hectares; Juripiranga 1 produtor com 1 hectare e São Miguel de Taipu – 3 produtores com 3 hectares.

Entre as autoridades presentes estavam o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado da Paraíba, Hermes Ferreira; o secretário Executivo da Agricultura, Ronaldo Torres; o assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hector Carlos Leal; o prefeito local, Adaurio Almeida; a diretoria colegiada da Emater-PB, representada pelos diretores Hermano Araújo, José Marinho de Lima e Afonso Cartaxo, além de representantes dos Bancos do Brasil e do Nordeste, Petrobrás, associações e sindicatos rurais.

Assessoria de Imprensa da Emater-PB