João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Regional registra mais de 10 mil atendimentos no mês de julho

segunda-feira, 17 de agosto de 2009 - 15:01 - Fotos: 

Referência nos atendimentos em serviços especializados em Campina Grande e demais municípios do Compartimento da Borborema, o Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes atendeu mais de 10 mil pessoas no mês de julho. Os números divulgados nesta segunda-feira (17) pela direção da unidade revelam que a média de atendimentos/dia continua girando em torno dos 300 pacientes.

No total, 10.056 pessoas foram assistidas pelo Hospital Regional durante no mês passado. Somente os atendimentos clínicos somaram 4.534, enquanto que os pediátricos atingiram 1319. Também foram atendidos 1.319 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no setor de ortopedia. Durante todo o mês foram realizadas 1.241 cirurgias no Hospital Regional.

Por sua missão de atender aos casos de urgência e emergência, o Hospital Regional teve o seu setor de ortopedia movimentado. Os casos de alta complexidade foram prioridade, pois envolviam pacientes com risco de morte. Mais uma vez, os acidentes com motos lideraram as estatísticas. Muitos pacientes deram entrada no setor de emergência com problemas de traumas causados pelos acidentes.

O ‘ranking’ – De acordo com o levantamento, 187 pessoas procuraram o Hospital Regional vitimadas por acidentes com motocicletas. O percentual de atendimentos desse tipo de ocorrência atingiu 23%. Os casos de intoxicação ocupam o segundo lugar das estatísticas. Ao todo 94 pessoas foram atendidas no Ceatox do hospital. O percentual foi de 12% de todo o serviço realizado na unidade hospitalar.

O boletim mensal revela ainda 23 pacientes atendidos na emergência face a acidentes de carros; 20 deles sofreram atropelamentos. Foram registrados ainda 25 atendimentos a pessoas vítimas de facadas, 29 vítimas de tiro, 11 acidentes de bicicleta, 20 agressões e 163 cortes e outros.

A unidade de queimados atendeu 35 pessoas em julho. O Ceatox do hospital que é referência no Estado também foi movimentado. Isso porque 28 pessoas foram atendidas após sofrerem picadas de cobras, 31 recorreram ao Hospital devido picadas de escorpião, 19 por envenenamento e ingestão de medicamentos, além das 94 vítimas de intoxicação.

Nos primeiros sete meses de 2009, quase 70 mil pessoas recorreram ao Hospital Regional e foram atendidas. Em junho, por exemplo, foram registrados  9.456 atendimentos; em maio o número era 10.333; em abril, 9.920; em março, 10.553; 7.950 em fevereiro e 9.235 em janeiro.
O Hospital Regional de Emergência e Trauma é o único existente em Campina Grande, com atendimento especializado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) 24 horas por dia. O Hospital que é referência no Estado e conta sempre com dois médicos de cada especialidade de plantão de 24 horas.
 

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional de Campina Grande