João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital Regional de CG garante primeira assistência a pacientes

segunda-feira, 17 de agosto de 2009 - 15:07 - Fotos: 

O Diretor Geral do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, João Menezes, assinou na sexta-feira (14) no Ministério Público um Termo de Declaração determinando que sejam dados os primeiros atendimentos a todos os pacientes que procurarem aquela unidade de saúde. Além dele, assinou o documento o promotor da Infância e da Juventude, Hebert Targino.

Na reunião, que também contou com a presença de Homero Rodrigues representando o Hospital Universitário Alcides Carneiro, ficou acertado que  todos os pacientes encaminhados ou que procurem esses dois hospitais serão atendidos por médicos plantonistas, e todos os trâmites existentes nos protocolos sejam realizados, com relação ao paciente de Pediatria (crianças e adolescentes) que simboliza ‘suporte à vida’.

Rede integrada – Durante a reunião, o promotor e os diretores também defenderam a criação de uma rede integrada de saúde, entre os gestores das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além dos diretores de todos os hospitais, particulares ou públicos, de Campina Grande, para tratar dos casos de pacientes suspeitos de infecção pelo vírus da gripe A. A sugestão é que essa Rede de Pronto Atendimento para os pacientes acometidos da doença, envolvendo os Hospitais de Campina Grande, deveria ser pactuada entre os gestores municipal e estadual, mais os dirigentes das unidades hospitalares da cidade.

João Menezes reafirmou que recebeu o Hospital Regional sucateado. Muitos aparelhos e equipamentos danificados, havendo também insuficiência de respiradores para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor garantiu, no entanto, que o órgão possui uma ótima estrutura de equipe médica, contando com vários cirurgiões e anestesistas, pediatras, clínicos, entre outros profissionais. Ou seja, existe toda uma equipe na chamada linha de frente preparada para receber os pacientes, além dos chamados médicos alcançáveis que dão suporte ao atendimento.

O diretor disse ainda que já solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a compra de vários equipamentos para o Hospital Regional, inclusive os respiradores da UTI Pediátrica. O órgão é referência no Estado em atendimento de casos especializados a todos os pacientes assistidos pelo SUS, funcionando com médicos plantonistas em todas especialidades 24 horas.
 

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional de Campina Grande