João Pessoa
Feed de Notícias

Seap promove debates na Semana do Agente Penitenciário

sexta-feira, 22 de junho de 2012 - 11:23 - Fotos: 

Um café da manhã na Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, abre às 8h desta segunda-feira (25), a 1ª Semana do Agente Penitenciário, promovida pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

O evento, que prossegue até o dia 30 deste mês contará com palestras e debates.

No dia 27, às 20h, na Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), haverá outorga de comendas e entrega de viaturas e equipamentos para o sistema prisional. Na mesma noite o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o juiz das Execuções Penais da Comarca da Capital, Carlos Neves da Franca Neto, e o defensor público geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito, participam de uma mesa-redonda.

Da programação consta o Curso de Intevenção Rápida e Primeira Resposta em João Pessoa, Campina Grande e Patos; o Workshop Gerenciamento de Crises em Unidades Prisionais; o Curso de Tiro Defensivo com Tecnologia Menos que Letal, em João  Pessoa, Cajazeiras e Guarabira; e a confraternização dos agentes penitenciários.

O Workshop Gerenciamento de Crises em Unidades Prisionais será realizado nos dias 27 e 28 na Espep, com oferta de 160 vagas.

As palestras abordarão os temas “Sistema Penitenciário Nacional: perspectivas e desafios”, “Fundamentos essenciais do gerenciamento de crises”, “A crise no ambiente prisional: primeiras medidas e seu gerencimento” e “Responsabilidades do Estado e seus agentes em decorrência de uma crise não/má gerenciada”. Durante o evento também haverá estudos de casos, análise de medidas administrativas pós-crise em unidades prisionais e discussão sobre saúde e mídia no ambiente de crise (socorro e prestação de informações à mídia).

No dia 29 será realizado do Presídio Feminino “Arraiá do Júlia Maranhão”, a partir das 8h. No mesmo dia, no Sesc Gravatá, no bairro Valentina Figueiredo, acontecerá a confraternização dos agentes penitenciários a partir das 9h.