João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e Hospital Sírio Libanês oferecem cursos de especialização para profissionais de saúde

terça-feira, 21 de agosto de 2012 - 17:49 - Fotos: 

O Governo do Estado, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, com sede em São Paulo, vai oferecer três cursos de especialização na área de Gestão da Clínica no Sistema Único – SUS. Profissionais de saúde da 1ª Gerência Regional, dos Hospitais de João Pessoa e da sede da Secretaria da Saúde participarão dos cursos, cuja aula inaugural está marcada para as 8h30 desta quarta-feira (22) no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Os cursos terão duração de um ano.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Patrícia Assunção, a seleção dos profissionais que se inscreveram foi feita pelo Instituto Sírio-Libanês. Os escolhidos vão participar dos cursos de especialização sobre “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde”; “Regulação em Saúde no SUS”, e “Educação na Saúde Para Preceptores do SUS”.

Esses cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais da saúde no exercício diário da gestão e atendimento à demanda com vistas à melhoria da qualidade da atenção à saúde, da segurança do paciente, da efetividade e da eficácia e cada participante é corresponsável nessa construção.

Para o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, a realização desses cursos de especialização representa mais um avanço do Governo do Estado na política de melhoria para a qualidade dos serviços de saúde que são prestados aos usuários do SUS.

“Uma das preocupações da atual gestão é oferecer um serviço com qualidade, eficiência e humanizado e é justamente isso que o governador Ricardo Coutinho vem fazendo desde que assumiu o Governo do Estado. São obras de ampliação, reformas e construção de unidades de saúde com a compra de equipamentos e escolha de profissionais qualificados para prestar um atendimento digno e de qualidade à população paraibana”, destacou o secretário.

O Hospital Sírio Libanês (HSL), baseado na regulamentação da lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, por meio do Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, propôs o Projeto de Gestão da Clínica no SUS. A iniciativa faz parte de uma estratégia para o fortalecimento e consolidação do SUS, considerando as diretrizes priorizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para a constituição de regiões de saúde e redes de atenção à saúde; a ampliação do acesso, humanização e integralidade do cuidado à saúde; e a articulação de processos de formação, atenção e desenvolvimento tecnológico em saúde, em cenários do SUS

O projeto oferece o curso de especialização em Gestão da Clínica nas Reuniões da Saúde, Regulação em Saúde no SUS, e Educação na Saúde para Preceptores. Em contrapartida, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza o local e aporte tecnológico para a realização dos três cursos, a seleção dos facilitadores e especializandos e a definição das Regiões de Saúde.