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PBTur tenta liberação de verbas junto ao Ministério do Turismo para divulgar a Paraíba

terça-feira, 17 de julho de 2012 - 17:55 - Fotos: 

O secretário de Turismo do Estado, Renato Feliciano, e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, estiveram em Brasília para garantir verbas para a divulgação do ‘Destino Paraíba’ no mercado turístico nacional e internacional. Só para a mídia nacional, os representantes do turismo paraibano garantiram, junto ao Ministério do Turismo, a liberação de R$ 227 mil.

De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, durante uma reunião no Ministério do Turismo (MTur) nesta terça-feira (17) com a presença dos representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fonatur) e de técnicos e diretores do próprio Ministério, o ministro Gastão Vieira garantiu a liberação da verba descentralizada de R$ 217 mil, para a promoção do Destino Paraíba em nível nacional.

Na reunião, tratou-se, ainda, do Pronatec Copa – cursos de qualificação para o turismo que vêm sendo realizados em 12 cidades que irão sediar a Copa de 2014 e também em cidades estratégicas para receber turistas nesse período, a exemplo de João Pessoa; o Prodetur e a ampliação da malha aérea nacional.

“Essa reunião foi coordenada pelo secretário Executivo do Ministério do Turismo, Waldir Simão, com a participação do secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Paulo André, e pelo ministro Gastão Vieira. O ministro ressaltou a importância dos entendimentos do Ministério com os Estados para que as ações na área do turismo fluam de maneira mais rápida”, observou Ruth.

Ainda em Brasília, Renato Feliciano e Ruth Avelino estiveram na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) reunidos com a coordenadora da promoção do Brasil no Mercado Latino Americano, Leila Holsbach. A Paraíba quer estar presente em todas as ações que a Embratur realizar na Argentina, mercado que já vem sendo trabalhado pelo Estado.

Junto à coordenadora geral da Embratur, responsável por todos os eventos internacionais de promoção do Brasil, Thusneda Frick, os representantes do turismo paraibano solicitaram a inclusão do ‘Destino Paraíba’ em todo material de divulgação, bem como a presença do Estado nos stands dos eventos.

“Nós temos interesse no mercado argentino, português, espanhol, francês, alemão e do Chile. Estamos montando o nosso banco de imagens e encaminharemos para a Embratur, para a inclusão da Paraíba no material promocional”, afirmou a presidente da PBTur.

Por fim, Ruth e Renato estiveram com o secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Paulo André, e entregaram o projeto de divulgação turística da Paraíba em nível nacional, com a participação de feiras, orçado em R$ 2 milhões. Segundo Ruth Avelino, a liberação desses recursos foi uma promessa do ministro Gastão Vieira ao governador Ricardo Coutinho.