João Pessoa
Feed de Notícias

Seminário de Segurança Pública encerra nesta sexta-feira

quinta-feira, 13 de agosto de 2009 - 18:17 - Fotos: 

O Seminário de Segurança Pública, Direitos Humanos e Polícia Comunitária, aberto na manhã desta quinta-feira (13), no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, prossegue nesta sexta-feira, com encerramento previsto para o meio dia. A capacitação é destinada aos profissionais da área, com o objetivo de discutir e refletir sobre as práticas de Polícia Comunitária e Direitos Humanos adotados pela Polícia Militar.

Na tarde desta quinta-feira duas oficiais da Polícia Militar de São Paulo e do Rio de Janeiro proferiram palestra no seminário. A capitã Tânia Pinc, oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, é Doutoranda e Mestre em Ciência Política pela USP. Ela revelou que tem pesquisado o desempenho policial durante a abordagem. Atualmente comanda uma companhia de policiamento.

A palestra da capitã Tânia Pinc tratou exatamente do tema Abordagem Policial – um encontro (des)concertante entre a polícia e o público. Em suas palestras a oficial tenta desmistificar um pouco a questão da abordagem, provocar o debate com a sociedade. Ela destacou que na abordagem o policial precisa estar bastante preparado para tal ação. O estado de São Paulo tem hoje 93 mil policiais militares para uma população de cerca de 41 milhões de habitantes.

A PM paulista é pioneira na padronização de procedimentos operacionais que visam elevar a segurança do policial na hora da abordagem e garantir os direitos das pessoas que são abordadas. A Secretaria Nacional de Segurança Pública, com base nos procedimentos da Polícia Militar de São Paulo, trabalha em um projeto de procedimento operacional em âmbito nacional que vai orientar os demais estados.

A capitã da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Priscila de Azevedo Oliveira, comanda o Policiamento Comunitário na Comunidade Santa Marta e sua palestra na tarde desta quinta-feira foi sobre sua experiência na Comunidade Santa Marta que tem cerca de 12 mil habitantes com renda média mensal por família de três salários mínimos. 

O coronel PM João Batista de Lima, mestrando em Sociologia, foi um dos palestrantes da manhã desta quinta-feira e abordou o tema ‘Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos, uma visão policial’.

Participam ainda do seminário o tenente-coronel Valter de Araújo Júnior, vice-diretor do Centro de Educação da PM; a tenente-coronel Socorro Cristiane de Oliveira Uchôa, comandante da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco; o delegado Bergson Vasconcelos, diretor geral da Academia de Ensino de Polícia (AEP, antiga Acadepol), além da promotora de justiça Rosani Maria Araújo Oliveira.

De acordo com o Major da PM da Paraíba, Onivan Elias de Oliveira, coordenador do seminário, o evento faz parte do encerramento do Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP), realizado no Centro de Educação da PM e que reuniu policiais militares de vários estados brasileiros. O Major Onivan revelou que o curso este ano teve a participação de 54 capitães e uma policial rodoviária federal e do Corpo de Bombeiros de nove estados da Federação.

Josélio Carneiro com fotos de João Francisco, da Secom