João Pessoa
Feed de Notícias

Codata promove encontro de analistas de sistema

sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 08:48 - Fotos: 

Um misto de confraternização com aprendizagem marcou o encontro de analistas de sistemas da Codata, nesta quinta-feira (13/08), no Hotel Tambaú. O objetivo foi apresentar, para os técnicos, as inovações dos sistemas Adabas e Natural, modernização de aplicações de ferramentas e outras apresentações tecnológicas que estão sendo implantadas na Companhia de Processamento de Dados da Paraíba, pela empresa alemã Software AG, fruto de uma parceria com o Governo do Estado, através da Codata e Secretaria da Administração.

As novidades foram apresentadas por Valério Regente e Tone Domingos, respectivamente diretor de vendas do setor público e consultor técnico da Software AG, detentora de linguagem e banco de dados Natural/Adabas, possibilitando ampliação da capacidade de banco de dados, além de renovação e modernização tecnológica. O termo de cessão assinado com a Secretaria de Administração do Estado permitiu à Codata conquistar o posto de maior Datacenter da Paraíba

O evento contou com as presenças especiais do presidente da Software AG no Brasil e Argentina, Dave Powell, e Ricardo Leitão – diretor de Profissional Services, que vieram liderando uma comitiva composta de diversos diretores e técnicos. O presidente da Codata, Hipólito Machado de Lima, abriu o evento, destacando a importância da valorização funcional, informando que tem sido a tônica do atual Governo e que, por assim ser, norteará sua gestão, em caráter permanente, além de conclamar os funcionários a compartilhar com este projeto de construção de uma imagem positiva e resgate da identidade codateana.

Avaliação do encontro

O presidente da Codata, Hipólito Lima, considerou o evento um sucesso absoluto e ressaltou: “Nada disso seria possível se não tivéssemos o apoio decisivo do governador José Maranhão em investir na revitalização da Codata, como também o apoio incondicional do secretário de Administração, Antônio Fernandes. O nosso objetivo era oferecer as inovações para os codateanos, que trabalham na área de sistema e na construção sistemática desta empresa. O que passou, passou. Agora, nós estamos construindo, não só uma nova imagem, mostrando que é possível fazê-lo, através do que já existe.  Não vamos reescrever, não recriar a roda, e sim apenas dar um polimento para que esta roda possa transitar com mais tranqüilidade, com mais transparência, e com a mesma eficiência, segurança e estabilidade, que nós sempre tivemos no nosso sistema. Então, esta parceria do Governo do Estado, através da Codata, com a Software AG, é imprescindível para que possamos tratar bem os recursos públicos, de uma forma mais coerente e com mais tranqüilidade. Então, reescrever sistemas, recriar sistemas, reiniciar, não dá. Não temos tempo, nem condições financeiras para isso. O que temos que fazer é modernizar o que temos e valorizar os nossos funcionários, que já estão com a cultura da Natural Adabas intrínseca em seu DNA”.

O analista Antônio Everaldo assim se expressou: “Acho muito oportuno e um instante decisivo na vida da Codata: esta discussão da modernização das aplicações, esta integração entre os funcionários, este conhecimento das tendências das novas tecnologias. Abre-se um leque bastante amplo de possibilidades, para que possamos fazer aplicações mais modernas para o usuário”.

Para a analista Lúcia Araújo Ramos, a realização do evento foi uma atitude muito importante, justificando que a versão que estava se trabalhando era muito ultrapassada. “Agora que estamos atualizando, vemos o quanto é poderosa. A gente pode fazer tudo que o mundo oferece, com esta ferramenta. Resta apenas aperfeiçoarmos o nosso conhecimento, nesta nova versão”.

O analista Irapuan Leal ressaltou que as novas ferramentas favorecem principalmente os analistas que atuam no Detran. “As grandes dificuldades que temos hoje, a nível de sistema, vamos conseguir resolver vários problemas, que executamos, como transferência de arquivo, dentre outros”, reforça. Já Leonardo Malheiros Serpa complementou: “Vai satisfazer todas as necessidades para converter todos os sistemas, na necessidade de melhorar o atendimento ao cliente e uma visão melhor dos produtos utilizados na Codata. Ficará mais fácil para o usuário a disponibilização do nosso sistema”.

Nejla Napy de Mello opinou: “Foi muito positivo. Os funcionários estavam precisando ouvir tudo o que aqui foi dito pelo presidente sobre a Codata. Há muito tempo não tínhamos um evento neste nível, tanto em relação aos sistemas como em relação aos funcionários. Acho que foi muito proveitoso para todos”.

Marcos Alves de Jesus, gerente de Suporte do CPD, comentou: “O evento foi muito bom, principalmente porque mostrou para os nossos analistas, tanto de suporte quanto de desenvolvimento, que as tecnologias Adabas e Natural são atuais e estão no mesmo patamar que as outras linguagens e, com este produto, nós podemos fazer a tão sonhada modernização dos nossos ambientes e permitir, assim, uma maior integração e produtividade da parte de nossos clientes e ambiente”.

A gerente de Desenvolvimento, Cláudia Zilda Maciel de Amorim, também manifestou sua opinião: “Minhas impressões são as melhores possíveis. Como funcionária da empresa, há 17 anos, acho inovador o que está acontecendo em todos os aspectos, nesta gestão. Estamos presenciando o processo de valorização do funcionário, não apenas com o aumento do salário, mas disponibilizandos investimentos e recursos no valor como pessoa e como profissional também. Acho que este valor, que estamos tendo agora, vislumbramos com muita tranquilidade. Os investimentos aplicados pela empresa estão revelando um futuro bem promissor. Estes encontros são de fundamental importância, porque é uma forma de integrar as pessoas. Elas passam a perceber a realidade de nossos colegas de trabalho, em seus diversos setores. Somos colegas de trabalho em ambientes distintos de desenvolvimento de nossas atividades. Estamos todos de parabéns”, complementa Cláudia.

Parte de analistas de sistemas da Codata está distribuída em diversas secretarias e órgãos estaduais, prestando serviços. Outra parte destes técnicos desempenha atividades na sede do órgão, no Varadouro, e no CPD, que funciona no Centro Administrativo.

Texto e fotos: Fátima Farias, da Codata