João Pessoa
Feed de Notícias

Caminhada encerra Semana Estadual de Saúde do Homem, em João Pessoa

sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 16:40 - Fotos: 

Servidores públicos de vários órgãos participaram na manhã desta sexta-feira (14), em João Pessoa, da caminhada de encerramento da I Semana Estadual da Saúde do Homem, promovida pelo Governo do Estado. Os participantes saíram do prédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Avenida Pedro II, e caminharam até o Jardim Botânico Benjamim Maranhão. A realização da Semana Estadual foi o primeiro passo para a consolidação da política pública de saúde destinada aos mais de 1,7 milhões de homens paraibanos.

O evento foi encerrado pela secretária-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, que destacou a preocupação do governo em organizar a rede de assistência à saúde do homem, no Estado. Ela também lembrou a importância dos homens procurarem um médico para fazer exames de rotina, destacando que entre as mulheres esse hábito é mais comum. “A Semana foi uma iniciativa deste governo, a partir de um projeto de lei de autoria da deputada Olenka Maranhão. O evento será realizado anualmente na segunda semana de agosto, mas durante todo o ano haverá outros programas direcionados à saúde do homem”, destacou.

Cerest – Lourdinha Aragão citou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest). “As doenças ligadas ao trabalho têm sido uma preocupação deste governo. Outra coisa que precisa ser lembrada é que, cuidando da saúde do homem, estamos cuidando também da saúde das mulheres, que são infectadas por doenças sexualmente transmitidas pelos seus companheiros. Estamos fazendo esse chamamento e alertando que não basta ir ao médico uma vez e relaxar. Algumas doenças que atingem mais os homens, como diabetes e hipertensão, além de serem silenciosas, precisam ser controladas”, afirmou.

Indicadores – A gerente operacional do Ciclo da Vida da SES, Katya Torres, avaliou que a semana foi muito positiva, principalmente porque a SES conseguiu levantar dados junto aos municípios sobre saúde do homem. “Os indicadores de saúde vão ser a base da programação de pactuação integrada (PPI), que vai definir serviços de referência para o atendimento à população masculina no Estado. A semana oficializou o início da implementação da política integral da saúde do homem na Paraíba”, disse.

Bonaldo Fernandes Alves é servidor do Instituto de Assistência a Saúde do Servidor (Ipep) e foi um dos participantes das atividades da semana, que teve início na última segunda-feira (10). Ele destacou que era necessário que o Governo do Estado promovesse esse tipo de ação direcionada ao homem. “A partir dos temas que foram enfocados durante a semana nós, homens, teremos mais qualidade de vida e saberemos nos prevenir”, enfatizou.

Descobertas – O agente de apoio do Ipep, Antônio Leandro Morais, também participou do evento. “Há muito tempo que a gente não tinha uma ação como essa voltada para a nossa saúde e o nosso bem-estar e esperamos que isso se repita anualmente, pois foi nos exames realizados durante esta semana que alguns homens descobriram que tinham diabetes e hipertensão arterial, por exemplo”, comentou.

Durante a semana, foram realizadas 19 palestras sobre vários temas, como o mal de Alzheimer, distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (andropausa), câncer de próstata, diabetes, saúde bucal, doenças do coração, longevidade, hipertensão arterial, doenças sexualmente transmissíveis, arteriosclerose, sedentarismo e alcoolismo. Assuntos que fazem parte do cotidiano masculino, como violência no trânsito e acidentes de trabalho, também foram abordados durante a semana. A programação incluiu ainda, oferta de serviços médicos, distribuição de preservativos e de material informativo e rodas de capoeira.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB