João Pessoa
Feed de Notícias

Emater faz peixamento de 11 açudes em Maturéia e atende 1.300 famílias

sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 17:29 - Fotos: 

Mais de mil e trezentas famílias de agricultores familiares do município de Maturéia, região administrativa de Princesa Isabel, no Alto Sertão paraibano, foram beneficiadas há poucos dias com o peixamento de 11 açudes públicos. As comunidades contempladas foram Cachoeira de Matureia I e II, Mãe da Lua, Pedra D´água, São João, Pedra Lavrada, Lagoa dos Rodrigues, Sucuru, Conceição e Riacho das Moças.

A iniciativa cumpre determinação do governador José Maranhão e foi realizada em parceria da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), mais a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), garantindo aos produtores o fornecimento de 52 mil alevinos das espécies tambaqui, carpa e tilápia anilotica para  povoamento dos açudes.

Excursão – Para que os agricultores tomassem conhecimento de todo o processo de criação de peixe foi realizada uma excursão à Estação de Piscicultura de Itaporanga, no Vale do Piancó. O extensionista Hildenêr Lucena da Costa, da Unidade Operativa da Emater em Maturéia, acompanhou os visitantes mostrando todo o trabalho de produção de alevinos ali executado.

Para o técnico da Emater, o peixamento, além de garantir emprego e renda aos piscicultores da região, “vai contribui também com a segurança alimentar da população local, suprindo a carência de fonte de proteína saudável e necessária às famílias de produtores e agricultores do semiárido”.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB