João Pessoa
Feed de Notícias

Ação faz parte de campanha do TJ, que conta com o apoio de policiaist

quarta-feira, 12 de agosto de 2009 - 17:59 - Fotos: 

O Hemocentro da Paraíba recebeu a doação de sangue de 30 servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), nesta quarta-feira (12). A ação faz parte de uma campanha realizada pelo TJ com apoio da Polícia Militar e de soldados do Exército. As doações continuam nesta quinta-feira (13), quando se espera mais 30 doadores voluntários.

A decisão de doar sangue, segundo informou a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Vânia Pereira, partiu dos próprios servidores do TJ que se sensibilizaram com as constantes campanhas realizadas pelo Hemocentro para aumentar o estoque e, consequentemente, o número de doadores.

Adesão – Como forma de aumentar ainda mais o número de doadores, os funcionários do TJ pediram ajuda aos policiais militares e aos soldados do Exército, que se engajaram em mais essa campanha.  Para ela, essa iniciativa do TJ deveria ser tomada por outras empresas, órgãos e instituições públicas e privadas.

“Nós precisamos manter sempre regular o nosso estoque de sangue para atender a demanda diária dos hospitais e isso só será possível com a união de todos e a boa vontade de cada um em fazer esse gesto tão simples, humano e solidário, mas de grande importância, pois só quem sabe o valor de uma bolsa de sangue é quem realmente está precisando dela”, comentou Vânia Pereira.

Estoque e coletas – O Hemocentro necessita, a cada mês, de 2,5 mil bolsas de sangue para abastecer os hospitais públicos e privados do Estado. A coordenadora explicou que o calendário deste mês para as coletas externas ainda está sendo fechado. Vânia Pereira adiantou que no próximo dia 26 a unidade volante do órgão vai estar no Parque Solon de Lucena (Lagoa). “Provavelmente, além da Lagoa, estaremos realizando outra coleta no dia 19 em local ainda a ser definido”, comentou.

A cada coleta externa podem ser feitas até 60 doações de sangue. Para que essas coletas externas aconteçam, muitas vezes são as próprias empresas, instituições e órgãos públicos e privados que ligam para o Hemocentro e solicitam o serviço. “Mas, quando isso não acontece, a gente mesmo se encarrega de fazer esses contatos e oferecer o serviço”, disse Vânia Pereira. O telefone para solicitar coleta externa de sangue é o 3218-7698.

Para ser doador de sangue as pessoas precisam ter idade entre 18 e 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantem a qualidade do sangue coletado.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB