João Pessoa
Feed de Notícias

Funesc faz evento em homenagem ao musicólogo Domingos de Azevedo Ribeiro

quinta-feira, 13 de agosto de 2009 - 10:50 - Fotos: 

Na programação, uma exposição sobre o Acervo Domingos de Azevedo, que constam de partituras musicais, fotos e livros; palestras com Ricardo Anísio (jornalista) e Anice de Brito Lira (escritora); apresentação musical, com Isa Y’Plá (piano) e Lis Dália (violino); e recital de poesia com Mário Bento de Morais. O encerramento será feito por Washington Alves da Rocha (Diretor do Centro de Pesquisa Musical). A mesa será presidida por Clélia Buriti.

Domingos de Azevedo Ribeiro, natural de Pirpirituba, Paraíba, nasceu no dia 18 de agosto de 1921. Historiador e musicólogo divulgou o nome dos principais musicistas paraibanos e as primeiras bandas e seus maestros.

Domingos de Azevedo estudou no Liceu Paraibano, onde iniciou suas atividades literárias e musicais. Por esse tempo tornou-se amigo do musicólogo Mário de Andrade, que o estimulou a estudar a música paraibana, pois, já via no jovem estudante um musicista de valor. Domingos Azevedo, que já trazia consigo a vocação para a música, com o incentivo de Mário de Andrade decidiu aprofundar seu conhecimento e começou o incansável trabalho de pesquisa, o que lhe valeu a coleta de farto material que ele doou à Fundação Espaço Cultural, encontrando-se à disposição do público no Centro de Documentação e Pesquisa Musical “José Siqueira”, coordenado por ele, naquela Fundação.

 Dirigiu a Orquestra Sinfônica da Paraíba, de 1952 a 1965; foi fundador e primeiro presidente da Orquestra de Câmara de João Pessoa; foi um dos fundadores do Conservatório de Música e Coordenador de Música da Secretaria de Educação e Cultura do Estado. Foi membro da Sociedade de Cultura Musical da Paraíba; membro da Sociedade Brasileira de Museologia, sediado em São Paulo; Vice-diretor do Centro Nordestino de Pesquisa e Musicologia, com sede no Recife.

Pertence aos quadros da Associação Paraibana de Imprensa (API) e da Academia Brasileira de História; é Vice-Presidente da Academia de Letras Municipais do Brasil, Secção da Paraíba e membro do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, do qual foi seu Presidente. Foi sócio correspondente do Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio), da Academia de Letras de Campina Grande, do Instituto Histórico do Rio Grande do Norte e do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano.  Foi eleito primeiro Presidente da Academia Paraibana de Música, recém-criada recentemente.

Foi o organizador do I Congresso de Música do Nordeste, realizado em 1949. É autor de mais de 40 livros. Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano no dia 22 de agosto de 1978, sendo saudado pelo historiador Afonso Pereira da Silva. No Instituto ocupou vários cargos da Diretoria, tendo exercido a Presidência interinamente. Recebeu a Comenda do Mérito Cultural “José Maria dos Santos”.

Magda Rego, Assessoria de Imprensa da OSPB