João Pessoa
Feed de Notícias

Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador promove capacitação em proteção respiratória

sexta-feira, 17 de agosto de 2012 - 16:41 - Fotos: 

Cerca de 60 servidores do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-PB) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de João Pessoa (Cerest-JP) participaram de capacitação sobre proteção respiratória, realizada, durante toda semana, no auditório do órgão estadual, na Capital. O curso de Proteção Respiratória é promovido pelo Cerest-PB em parceria com a Fundação José Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o diretor administrativo do Cerest-PB, Ricardo José Brindeiro, na capacitação, que envolveu servidores de Patos, Campina Grande e João Pessoa, foram fornecidos subsídios para a elaboração de uma proposta de Programa de Proteção Respiratória a ser implantada nas empresas paraibanas. “Nosso objetivo é tornar os profissionais das diversas áreas que participaram da capacitação em agentes multiplicadores, a fim de promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis para os trabalhadores paraibanos”.

O coordenador da Fundacentro-PE, José Hélio, destacou a importância da implantação de programas de proteção respiratória nas empresas. “É alarmante o número de acidentes e doenças que acometem os trabalhadores pelo descuido com o ambiente de trabalho. Os profissionais ficam expostos a gases e vapores tóxicos, em espaços confinados, sem a devida utilização de equipamentos de segurança. São situações de risco que podem levar o trabalhador a morte, por isto, precisamos atentar e promover capacitação na área da proteção respiratória”.

 

Durante a capacitação, o ministrante do curso, o chefe do Laboratório de Ensaios da Fundacentro, Antônio Vladimir, explicou que a preocupação com a proteção respiratória não está apenas atrelada à utilização de máscaras, mas ao procedimento adequado do uso do equipamento. “Tivemos o cuidado de agregar informação e esclarecer dúvidas e procedimentos na prevenção de doenças pneumoconiosas, como silicose, siderose e asbestose, todas acusadas pela inalação acumulativa de poeiras tóxicas”.

 

Cerest – Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

 

Cabe aos Cerest capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e aos agravos de notificação compulsória citados na Portaria GM/MS nº 777, de 28 de abril de 2004.